‘Semana Justiça pela Paz em Casa’ avaliará mais de mil processos

‘Semana Justiça pela Paz em Casa’ avaliará mais de mil processos. Evento será aberto dia 7, em Manacapuru, representando as comarcas do interior. Dia 8 será em Manaus.

‘Semana Justiça pela Paz em Casa’ avaliará mais de mil processos.

Um total de 1,2 mil processos, todos de violência contra a mulher, serão analisados durante o evento. A realização é da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

A coordenadoria pertence ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

O evento faz parte da 20ª Semana Justiça pela Paz em Casa e acontecerá no período de 7 a 11 deste mês.

Haverá uma abertura na segunda-feira (7/3) em Manacapuru e a abertura oficial, dia 8 deste mês, no fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, em Manaus.

O fórum concentra os três Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Juizados Maria da Penha) em Manaus.

Os dois eventos de abertura contarão com a presença da coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo.

Estão previstas mais duas edições dessa campanha ainda para este ano: em agosto e novembro, incluindo a capital e o interior.

No interior, o maior número de casos envolvendo violência doméstica foi detectado no município de Presidente Figueiredo, seguido por Atalaia do Norte, Manicoré, Manacapuru, Urucurituba e Itacoatiara.

Nos últimos lugares estão São Paulo de Olivença, com 23 casos, e São Gabriel da Cachoeira, com 22 casos.

Reforços

Em apoio às atividades da 20ª ‘Semana Justiça pela Paz em Casa’, a direção do TJAM baixou portarias designando mais juízes para reforçar as três equipes dos “Juizados Maria da Penha”.

A realização deste evento segue a orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem a finalidade ampliar a efetividade da “Lei Maria da Penha”.

O projeto, iniciado em 2015, conta com três edições anuais, a primeira no mês de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A segunda no mês de agosto, por ocasião do aniversário da “Lei Maria da Penha” e a última em novembro, em alusão ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.

Fonte: TJAM