Secretário Nacional de Defesa Civil estará em evento sobre crise climática no TCE, na próxima semana

A Mesa Redonda sobre “Crise Climática e Prevenção de Desastres no Amazonas”, que acontece na próxima sexta-feira (28/04), no auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), terá a participação secretário-substituto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Wesley de Almeida Felinto.

Promovido pelo Ministério Público de Contas (MPC) e com o apoio do TCE-AM, o evento vai debater sobre políticas públicas relativas à Defesa Civil, assim como ações e planejamentos voltados a prevenção dos desastres naturais em três horas de debate com várias autoridades municipais, estaduais, federais e representantes da sociedade civil.

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil se junta a outros nomes já anunciados pelo MPC, como o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira; o secretário-executivo de ações da Defesa Civil, Francisco Ferreira Máximo Filho; o diretor da Seinfra Urbana do Tribunal de Contas da União (TCU), José Reinaldo Gusmão; o idealizador do evento, procurador de contas do MPC-AM, Ruy Marcelo; o prefeito-presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, Anderson Souza; do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes, além do defensor público do Amazonas, Rodolfo Pinheiro Bernardo Lobo.

O secretário Wesley Felinto é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB) e Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e é especializado em Direito Público pelo Centro Universitário Projeção. Também é militar de carreira do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e, atualmente, está na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

O debate promovido pelo MPC acontece em meio aos recentes casos de alagamentos e desbarrancamentos que deixaram famílias desabrigadas na capital amazonense e a constância de eventos trágicos advindo das enchentes severas em Manaus e municípios do interior do Estado. A Mesa Redonda ‘Crise Climática e Prevenção de Desastres no Amazonas’ tem o intuito de abordar formas de evitar tragédias ocasionadas pelos efeitos da crise climática e discutir o impacto dessas mudanças na região junto aos representantes do poder público.  

Inscrições já estão abertas

As inscrições para a Mesa Redonda estão abertas. Para participar, basta acessar o link da escola de Contas tceam.moodle360.com.br/ead/enrol/index.php?id=783.