Oficina orienta intervenções no Centro Histórico de Manaus

Oficina orienta intervenções no Centro Histórico de Manaus. Evento serviu como ponto de consolidação e fiscalização, referentes ao tombamento em áreas de entorno do Centro.

Oficina orienta intervenções no Centro Histórico de Manaus.

Diretores e técnicos da prefeitura de Manaus participaram nesta terça-feira (8/3) de estudos sobre “Característica Interventiva: Altura”, relacionados ao Centro Histórico.

Técnicos da prefeitura participam de estudos sobre o Centro Histórico com servidores do Iphan

O treinamento foi realizado na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Amazonas, no Centro, zona Sul.

Diferente do que se imagina, a área de tombamento do Centro Histórico de Manaus não é uniforme.

Além da área protegida desde 2012, que tem como foco o espírito da Belle Époque, existem outras áreas com particularidades e configurações próprias.

Este foi um dos conceitos abordados durante as diversas pautas conjuntas e de cooperação técnica entre o Iphan e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

A oficina serviu como ponto de partida para consolidar abordagens e estratégias de fiscalização e observação no que se refere a tombamentos de conjunto.

Ou seja, áreas de marcos visuais, boas práticas e ações negativas, tendo como apresentadora, a coordenadora-técnica do Iphan, Ana Carla Cruz Pedrosa.

Ela explicou que a ideia foi fazer um treinamento com a equipe do Implurb nos moldes do que é realizado para os técnicos do Iphan.

O treinamento envolve um fluxo de análises sobre o aumento do gabarito na polignal do Centro, ou seja, em todos os sentidos.

Isso tudo, sempre levando-se em conta a legislação em vigor.

Essas ações buscam manter os imóveis ecléticos e ‘art decó’, buscando a preservação das características originais, de acordo com o Dossiê de Tombamento.

No caso de obras novas na área tombada, são observados os gabaritos médios existentes na face da quadra.

Resumo: quando se tratar de intervenção de um prédio já descaracterizado, a legislação indica que são usados parâmetros de características de gabarito.

Ou seja, devce-se levar em consideração os recuos frontais e laterais e as proporções com o entorno todo.

Fonte: Implurb