Fcecon alerta população para que adote hábitos saudáveis

Fcecon alerta população para que adote hábitos saudáveis

Em homenagem ao Dia Mundial de Combate ao Câncer (08), a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) alerta a população para que adote hábitos saudáveis para prevenir a doença.

Hábitos saudáveis previnem o câncer.

 

Falar sobre o câncer é debater sobre mais de 100 tipos de doenças malignas que têm em comum, o crescimento desordenado de células

O consumo de bebidas alcoólicas, obesidade e tabagismo são alguns fatores de risco para desenvolver algum tipo de câncer.

Estudos mostram que entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas e as causas são diversas, desde efeitos do ambiente externo, como poluição excessiva a internas, como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas.

Segundo a coordenadora Estadual da Atenção Oncológica, Marília Muniz, a única prevenção é a adoção de hábitos saudáveis de vida.

Outras ações que pode evitar o câncer é não fumar e evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, ressalta a coordenadora.

Outros tipos de câncer mais comum é o HPV, por isso, o uso de preservativos nas relações sexuais e a vacinação de meninos e meninas é importante.

Vale ressalta que os exames de detecção precoce do câncer de colo uterino, de mama e de próstata também devem ser feitos pela população seguindo o período e faixa etária indicados.

Finalizando, a coordenadora afirma que muitos de nós trazemos na nossa genética a possibilidade de desenvolver o câncer ao longo da nossa vida e que, ter hábitos saudáveis e fazer exames periódicos ajudam em muito no combate à doença que, quando detectada no início tem 90% de chances de cura.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, em 2021, em torno de 5,4 mil novos casos de câncer serão registrados no Amazonas.