Diretores da Edeja têm primeiro encontro em Manaus

Diretores da Educação de Jovens e Adultos têm primeiro encontro em Manaus. Objetivo é sensibilizar gestores escolares para o desenvolvimento de ações pedagógicas.

Diretores da Educação para Jovens e Adultos têm primeiro encontro em Manaus.

Encontro aconteceu nesta terça-feira à noite (29/3) e contou com a presença de gestores, assessores, gerentes pedagógicos, pedagogos e professores.

A  ação é coordenada pela Gerência de Jovens e Adultos (GEJA), da Semed, e faz parte da programação anual da secretaria.

O encontro foi na sede do GEJA.

A secretária de Educação, Dulce Almeida, participou do evento e disse que o objetivo é fazer com que a Educação de Jovens e Adultos na capital amazonense, seja cada vez melhor.

Encontro debateu melhorias na dinâmica do ensino para jovens, adultos e idosos de Manaus

Dulce Almeida reconheceu que é muito complicado ensinar e fazer com que os alunos da EJA consigam internalizar o conhecimento repassado nessa fase da vida deles.

Entretanto, para ela, isso é um grande desafio para quem tenta fazer um ensino de qualidade em Manaus, desafio este, porém, que não impede nem desanima a Semed de continuar fazendo.

O evento serviu, também, para integrar os diretores escolares e potencializar o trabalho da EJA da rede municipal de ensino.

Edeja

A ação ocorre duas vezes ao ano, sendo uma no mês de março e a segunda em novembro.

Na primeira, foi trabalhado o tema “A Leitura de Mundo” e a proposta pedagógica da EJA: interlocuções para uma prática transformadora.

Durante a ação, foram apresentadas as ferramentas educativas a serem utilizadas na EJA, com o objetivo de subsidiar a prática pedagógica dos professores.

Além disso, contribuirá no processo de aprendizagem de, aproximadamente, 12 mil jovens, adultos e idosos, atendidos pela Semed em 2022.

O encontro visa, ainda, levar contribuições freirianas à realidade escolar, através de um processo pedagógico e dialético, vinculadas com a proposta pedagógica da EJA.

Isso possibilitará aos participantes fazer reflexões sobre a prática desenvolvida nas unidades escolares.

Fonte: Semed