Assembleia Viva entrega doações a 16 instituições nesta quarta-feira (9)

Dezesseis instituições filantrópicas amazonenses serão beneficiadas na manhã desta quarta-feira (9) com a entrega de doações pelo Programa Assembleia Viva. A ação acontecerá no hall de entrada do prédio principal da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a partir das 10h. Por ocasião do Dia da Criança, no próximo sábado (12), serão entregues às entidades contempladas mais de mil brinquedos para ser distribuídos com as crianças.

Além dos presentes para as crianças, as organizações agraciadas receberão meia tonelada de alimentos não perecíveis, e, ainda, objetos como máquina de costura, ventiladores, micro-ondas, TVs, ferros de passar, liquidificadores, geladeiras, fogões, cadeiras de rodas, colchões, fraldas geriátricas, caixas de luvas, vidros de óleos de girassol, dentre outros.

O Programa Assembleia Viva é uma iniciativa mantida por servidores da Casa Legislativa que, mensalmente, doam, de livre e espontânea vontade, um valor mínimo de R$ 10, por meio de desconto em contracheque. Todo o dinheiro arrecadado é revertido na compra de material destinado às instituições beneficentes do Estado. Segundo a presidente da Comissão Gestora do Programa, Karina Lago Coimbra Brilhante, atualmente, mais de quinhentas pessoas estão cadastradas como doadoras, o que representa menos de um quarto do total de servidores do Parlamento.

Karina Brilhante lembrou que será a terceira ação realizada pelo Programa Assembleia Viva este ano. As duas anteriores aconteceram no mês de agosto. Ela informou que desta vez será quase o dobro da quantidade de instituições que estarão sendo assistidas em relação às duas primeiras edições. “Vamos doar quase tudo o que cada uma das instituições solicitou”, comemorou a subdiretora geral da Aleam.

Brilhante ressaltou ainda que a entrega dos donativos ocorre no hall de entrada do prédio principal do Poder Legislativo para mostrar aos colaboradores o resultado do que é feito com o dinheiro arrecadado dos servidores. Ela observou também que o local é estratégico para sensibilizar quem ainda não é doador. “Nós agradecemos muito aos servidores que já são colaboradores e fazemos um apelo aos que ainda não são, para que passem a doar, vendo a importância desse ato de solidariedade humana”, afirmou a presidente da Comissão Gestora do Programa Assembleia Viva.

As instituições beneficiadas são previamente submetidas a uma avaliação técnica, feita in loco por assistentes sociais da Aleam, que emitem relatório comprovando ou não a necessidade do auxílio para a entidade. No ato de repasse das doações, as entidades contempladas recebem também certificado e termo de entrega de doação.