Wilson promove maior evento do União Brasil em território nacional

Com a presença de 37 prefeitos do interior, 13 deputados estaduais, 12 vereadores, além dos deputados federais Marcelo Ramos (PSD) e Pablo Oliva (UB), o governador Wilson Lima (UB) promoveu, na manhã deste sábado (26), na quadra da escola de samba Mocidade Independente de Aparecida, o maior evento do União Brasil em todo o território nacional até o momento. Quem atestou isso foi o vice-presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, que veio a Manaus prestigiar a filiação e o lançamento da pré-candidatura à reeleição do governador.

NUNCA VI UMA RECEPÇÃO ASSIM

Rueda afirmou que tem rodado todo o Brasil para participar de festas de pré-lançamento de candidaturas, mas que ainda não tinha visto uma recepção como a que o governador teve. “O maior evento do União Brasil até agora está sendo realizado aqui em Manaus”, disse o vice-presidente da agremiação.

APOIO DE 48 PREFEITOS

Além dos 37 prefeitos presentes ao evento, outros 11 não foram, mas já manifestaram apoio à reeleição de Wilson Lima. No discurso, o governador agradeceu aos 37 prefeitos presentes para o ato realizado na capital e aos demais que não puderam comparecer presencialmente ao evento de filiação. Parte desses prefeitos do interior irá para a nova legenda e alguns jpa começaram a se filiar neste sábado, durante o evento.

PAROU O TRÂNSITO

Além das autoridades políticas, o número de apoiadores que o governador reuniu para o evento surpreendeu. Era tanta gente que lotou a quadra da Aparecida e o trecho da rua Ramos Ferreira onde a sede da escola de samba está localizada. Parecia mais um dia de ensaio pré-carnavalesco da Aparecida. As ruas no entorno da quadra ficaram completamente congestionadas, tanto antes quanto depois do evento.

RECADO A DAVID

Em seu pronunciamento, o presidente regional do União Brasil, Pauderney Avelino, mandou um recado para acalmar os ânimos do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que tem colocado em xeque o apoio a Wilson Lima nos últimos dias. Pauderney não só afirmou que o prefeito vai caminhar junto ao governador, como também disse que David indicará o candidato a vice na chapa de reeleição de Wilson.

‘NÃO RECEBO RECADO DE TERCEIROS’

Indagado sobre os recados que supostamente vêm sendo dados pelo prefeito sobre o apoio à sua reeleição, o governador foi enfático: “Não recebo recados de terceiros. Tenho um acordo com o prefeito de Manaus e de minha parte será cumprido”, disse. Wilson também citou David Almeida em seu discurso, ao falar sobre a parceria com a prefeitura e as conquistas alcançadas, como o passe livre para estudantes. Ausente da festa, David almoçou com Eduardo Braga na sexta-feira (25) e continua dizendo que vai ouvir todos os candidatos para escolher quem tem o melhor plano de governo para o Amazonas.

EDUARDO PERDE COARI

A presença de três representantes da família Pinheiro no evento mostra que o senador Eduardo Braga perdeu uma importante parceria histórica no interior, costurada há décadas, ainda quando o comando da cidade era do patriarca Adail Pinheiro. Estavam presentes o atual prefeito Keitton Pinheiro (Progressistas), a deputada estadual Mayara Pinheiro (Progressistas) e o ex-prefeito Adail Filho, que foi cassado, conseguiu eleger o primo para seu lugar e deve concorrer a uma vaga na Câmara Federal pelo União Brasil.

MÉDIO SOLIMÕES COM WILSON

A perda de Coari significa um enfraquecimento do senador Eduardo Braga no médio Solimões. O senador já havia perdido recentemente outro município importante da região: Tefé. O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (PTB), aliás, também estava presente ao evento. Bem como o prefeito de Alvarães, Lucenildo (PSC); de Caapiranga, Tico Braz (PSC); Jutaí, Pedrinho (PDT), só para citar alguns dos mandatários dos municípios do Médio Solimões, região historicamente aliada a Eduardo Braga. O que não ficou claro é quantos dos 34 prefeitos presentes efetivamente assinaram a ficha de filiação ao União Brasil.

ROBERTO CIDADE ANUNCIA FILIAÇÃO

Uma filiação ao União Brasil que ficou explicitamente clara foi a do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade. O deputado, que era até agora o presidente estadual do Partido Verde (PV), subiu ao palco vestindo a camisa do União Brasil e anunciou sua filiação à sigla. “Sou o atual presidente estadual do PV e hoje estou me desligando dessa sigla partidária, pela qual sou muito grato, e vou ingressar no União Brasil porque acredito no projeto e acredito no governador Wilson Lima”, declarou.

ARCO DE ALIANÇAS HISTÓRICO

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior (PSC), discursou em nome dos prefeitos do interior e ressaltou o histórico arco de alianças que tem sido costurado pelo governador Wilson Lima. “O governador vai para a reeleição com o apoio de mais de 40 prefeitos. Isso nunca aconteceu na História do Amazonas”, observou. O prefeito também elogiou o tratamento dado por Wilson às prefeituras do interior. “O tempo de prefeito do interior ser maltratado acabou”, disse.