Wilson e David iniciam o ano com agenda voltada a cerimônias de posse

O governador Wilson Lima (UB) e o prefeito David Almeida (Avante) prestigiaram as duas cerimônias de posse que ocorreram em Manaus neste domingo, primeiro dia de 2023. Com o detalhe de que a segunda posse foi do próprio Wilson Lima, reconduzido ao Governo do Estado. O governador e o prefeito estiveram na posse do vereador Caio André (PSC) na presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), no início da tarde deste domingo (2). De lá, ambos seguiram para a posse de Wilson Lima, realizada no Teatro Amazonas.

REFORMA ADIADA

A já anunciada reforma no secretariado do governo Wilson Lima não saiu no primeiro dia do ano. O governador renomeou 41 secretários, mas deixou espaço para mudanças ao nomear titulares para alguns cargos do primeiro escalão. Também declarou que a reforma ainda vem, dando a entender que mesmo entre os já renomeados há possibilidade de troca. Alguns analistas esperavam que a reforma já saísse nas primeiras canetadas do segundo mandato de Wilson.

INCORRIGÍVEIS

Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) são incansáveis na produção de fake News que são prontamente disseminadas e passam a ser verdade nos grupos de aplicativos de mensagem deles. Mesmo a após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, áudios e vídeos seguem afirmando que Lula não tomou posse e que toda cerimônia foi uma encenação sem nenhum efeito. Segundo áudios e vídeos, a faixa presidencial recebida por Lula é falsa e o presidente não subiu a rampa do Palácio do Alvorada (somente subiu a do Congresso).

GENERAL HELENO

Ainda segundo os áudios e vídeos mentirosos que acabam se tornando verdade nos grupos de mensagens dos apoiadores do ex-presidente, o general Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), segue no Palácio do Planalto, o qual teria se recusado a liberar, e é atualmente o verdadeiro gestor do Brasil. E, na versão fantasiosa que se transforma em verdade, a intervenção militar ainda vem por aí.

A VERDADE

O general Augusto Heleno foi exonerado poucas horas antes da posse de Lula pelo então vice-presidente e presidente em exercício Hamilton Mourão. Heleno realmente não liberou o Palácio do Planalto, mas para uma vistoria que a equipe de transição pretendia realizar. Com a recusa, a equipe de Lula teve de adiar a varredura para detecção de grampos e o presidente postergou sua entrada no Alvorada até que a varredura seja concluída. Quanto à rampa, Lula subiu a rampa do Congresso porque é lá que a posse é efetivamente realiza. Depois subiu a rampa do Alvorada, já como presidente, com representantes da diversidade do povo brasileiro.

A FAIXA

Em relação à faixa passada a Lula por representantes do povo, ela realmente é diferente da usada por Bolsonaro. É que há duas faixas presidenciais. A passada para Bolsonaro foi confeccionada a pedido do próprio Lula, em seu primeiro mandato. Lula escolheu utilizar a mais antiga por ter sido a mesma que utilizou em quando foi empossado pela primeira vez, em 2003. Ambas são legítimas e guardadas a sete chaves no Palácio do Planalto.

POVOS INDÍGENAS

Uma antiga reivindicação das lideranças indígenas passa agora a fazer parte da denominação da Funai. O termo “índio” – considerado pejorativo pelas lideranças por não representar a diversidade de línguas, hábitos e culturas das nações indígenas, reduzindo-as a uma só entidade – deixa de constar na nomenclatura da autarquia, que passa a se chamar Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), deixando o nome Fundação Nacional do Índio no passado.

VACINAÇÃO AMPLIADA

A Prefeitura de Manaus está disponibilizando 75 pontos de vacinação contra a Covid-19, esta semana, de segunda a sexta-feira (2 a 6), distribuídos em todas as zonas geográficas da cidade. A lista com os endereços das unidades, horários e públicos atendidos pode ser conferida no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente no link bit.ly/localvacinacovid19. Além do número de postos, o público também foi ampliado. Começou, nesta segunda-feira (2), a imunização de bebês até três anos sem comorbidades.

MAG SOB NOVA DIREÇÃO

O Movimento Amigos do Garantido (MAG) está sob novo comando, capitaneado por Cláudia Santos (Presidente) e Ana Lúcia Holanda (Vice-presidente). A nova direção realiza, nesta terça-feira (3), uma confraternização inicial da gestão, a partir das 20h, no “Luar de Uaicurapá”, localizado na Rua Rio Madeira, nº 452, Vieiralves. A festa vai contar com a presença dos artistas David Assayag, Márcia Siqueira, Márcia Novo, Leonardo Castelo, Carlinhos do Boi, Fábio Casagrande, Felipe Júnior e Carlos Batata.