Vacinação contra a Covid-19 terá 52 pontos funcionando esta semana

Vacinação contra a Covid-19 terá 52 pontos funcionando esta semana. Meta é vacinar crianças e adolescentes dentro da programação estabelecida. Vale para, quem ainda não tomou a 1ª dose.

Vacinação contra a Covid-19 terá 52 pontos funcionando esta semana.

No período que inicia nesta segunda-feira (7/3) até a quinta-feira (11/3), a prefeitura de Manaus disponibilizará 52 pontos para vacinação do público infanto-juvenil.

Serão 5 locais especialmente estruturados para vacinar as crianças, seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Campanha de vacinação maciça contra a AIDS retorna esta segunda-feira

Para as pessoas a partir dos 12 anos, haverá 47 espaços distribuídos em todas as zonas da cidade, como forma de facilitar o acesso de quem vai receber a vacina.

Serão aplicadas as primeiras, segundas ou terceiras doses. A quarta dose será somente aplicada naquelas pessoas que apresentem quadros de imunossupressão.

Os agentes de saúde orientam que informações sobre endereços, horário de funcionamento ou doses podem ser obtidas no portal da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Informações complementares podem ser obtidas através das redes sociais nos endereços Semsa Manaus (Facebook) e @semsamanaus (Instagram).

Também é possível consultar no pop-up (que abre ao acessar o site) e nos cards as informações sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos.

Caso haja dúvidas quanto à data para receber alguma dose, basta acessar a plataforma criada pela Semsa, que é o Imuniza Manaus.

A partir do acesso à plataforma, basta inserir o número do CPF para obter a informação.

No mesmo endereço, é possível também validar ou emitir o certificado de vacinação, que pode ser usado para comprovar a situação vacinal em Manaus.

Documentos

Podem tomar a primeira dose, as crianças de 5 a 11 anos de idade e adolescentes de 12 a 17 anos.

Para isso, devem estar acompanhados dos pais ou uma  pessoa maior de 18 anos.

Também será necessário apresentar um documento de identidade ou Certidão de Nascimento; CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS).

Para as pessoas a partir dos 18 anos, basta levar o documento de identidade original, com foto, mais  o CPF.

Para receber a segunda dose, é necessário apresentar o RG, CPF e a Carteira de Vacinação, com o registro da primeira dose.

No caso da terceira dose, maiores de 18 anos que estejam nos intervalos indicados, devem apresentar Identidade, CPF e a Carteira de Vacinação com o registro das duas doses.

A quarta dose, até o momento, está liberada para as pessoas que tenham imunodeficiência primária grave; que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer.

Os transplantados de órgão sólido ou de células Tronco Hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunosupressoras, também poder receber a quarta dose.

Também pessoas com AIDS, as que fazem uso de corticóides em doses iguais ou maiores que 20 miligramas/dia de Prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais.

Ainda, pessoas que façam uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise ou com doenças imunomediatas inflamatórias crônicas.

Para receber a quarta dose é necessário ter tomado a terceira dose há quatro meses ou mais.

Fonte: Semsa