Transporte público de Manaus na mira de parlamentares

A precariedade do transporte coletivo público da cidade de Manaus está na mira de, pelo menos, dois vereadores e um deputado federal. O curioso é que os dois vereadores em questão, a saber Amom Mandel (Cidadania) e Sassá da Construção (PT), não se bicam e já até bateram boca no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Amom promete “abrir a caixa preta” do transporte coletivo da capital na próxima quinta-feira (9). Já Sassá, junto ao deputado federal Zé Ricardo (PT), vai denunciar ao Ministério Público do Estado (MPE), o projeto aprovado pela CMM, nesta segunda-feira (6), que, na prática, acaba com o limite de vida útil dos ônibus do sistema de transporte público.

APRESENTAÇÃO DE DOSSIÊ

O que Amom vai fazer, na prática, é apresentar, durante uma coletiva de imprensa a ser realizada na Sala de Cinema da CMM, às 10h, um dossiê contendo denúncias de irregularidades nos contratos com as empresas de ônibus, impasses judiciais e gastos realizados pela Prefeitura de Manaus. O vereador promete apresentar à população informações detalhadas sobre licitações e as empresas que têm contrato firmado com a Prefeitura. Veremos…

CRIME CONTRA O USUÁRIO

O deputado federal Zé Ricardo, que se uniu a Sassá na causa em prol do sistema municipal de transporte coletivo, considera o projeto aprovado um crime contra o sistema e o usuário do transporte. O projeto derruba a lei de 2013 que aumentou a vida máxima dos ônibus para dez anos, não estipulando novo prazo de vida útil para os coletivos. “É bom lembrar que na tarifa de ônibus, o preço é calculado como se fossem ônibus novos. Se não precisa mais de ônibus novos, a tarifa deveria ter uma redução”, diz Zé Ricardo.

O ENTREVERO

No bate-boca protagonizado por Amom e Sassá, em fevereiro deste ano, na CMM, até a família do mais jovem vereador de Manaus foi envolvida. Amom havia denunciado na mídia que assessores de alguns vereadores, incluindo Sassá, estavam espalhando fake News sobre ele. Sassá não gostou e reclamou na tribuna, inclusive dizendo que não levaria a causa à Justiça porque Amom tem parentes influentes no judiciário – o atual presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Domingos Chalub, é avô de Amom.

CHICO CUTUCA MENEZES

Muito embora encontre resistência dentro do próprio partido que escolheu para ser candidato ao Senado, o ex-vereador e ex-deputado estadual Chico Preto (Avante) continua firme e forte na intenção de se candidatar a senador. Em recente material de pré-campanha distribuído em grupos de aplicativos de mensagem, Chico se autodeclarou “o único candidato da direita amazonense capaz de vencer Omar e Arthur” nas eleições deste ano. O pré-candidato afirma ainda que se sente preparado para debater com Arthur e Omar.

CHICO CUTUCA MENEZES 2

Ao enfatizar que o é “único candidato da direita”, Chico Preto deixa claro que o recado tem endereço: o pré-candidato do PL ao Senado, Alfredo Menezes. E a intenção fica mais clara ainda quando, no mesmo material de divulgação, Chico afirma que “é um político que se baseia na sua própria história, na sua caminhada e não na história dos outros”, em uma clara alusão ao fato de que Menezes vincula sua candidatura à popularidade (descendente) do presidente Jair Bolsonaro (PL).

MEDIDORES FORA DA LEI

Além do movimento popular “Povo unido pela energia”, que foi criado para impedir a instalação dos novos medidores aéreos que a concessionária Amazonas Energia tem permissão da Justiça para instalar, há também um projeto de lei em tramitação, na Assembleia Legislativa do Amazonas, para tornar ilegal a instalação dos referidos medidores. Uma das razões é o fato de que, por serem aéreos, não permitem que o usuário do sistema confira sua aferição. O PL é de autoria dos deputados estaduais Sinésio Campos (PT), Carlinhos Bessa (PV) e Fausto Júnior (UB).

EFEITO ENCHENTE

A alça inferior da ponte dos Bilhares, no bairro Chapada, zona Centro-Sul, foi interditada na tarde desta terça-feira (7) para a circulação de veículos e ônibus de transporte coletivo. Segundo o IMMU, a medida foi necessária para que não haja acidentes ou problemas no local. A área está alagada pela enchente do igarapé do Mindu, e já começa a prejudicar a fluidez do trânsito no local. O fechamento do retorno, por enquanto, está sendo no sentido Centro/bairro.

CONTRA O TRABALHO INFANTIL

No próximo domingo (12), o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI) realiza, às 8h da manhã, na Ponta Negra, a segunda edição da Marcha de Manaus contra o Trabalho Infantil. O evento tem por objetivo reafirmar o compromisso coletivo dos parceiros, apoiadores e voluntários em lutar por um Brasil sem Trabalho Infantil. A marcha integra o calendário de ações nacionais do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).