Trabalho híbrido é a nova tendência mundial

 

Divulgado no próprio site da Robert Half, um recente estudo afirmou que o trabalho hibrido (presencial e remoto) é fato consumado entre os empresários do mundo todo.

 

– A Robert Half é a maior empresa global de consultoria de recursos humanos com sede em Menlo Park, Califórnia e escritório em vários países, inclusive aqui no Brasil.

 

Foram entrevistados, gerentes e diretores (financeiros e de tecnologia) envolvidos diretamente no processo de contratação das empresas em que trabalham. Segundo os dados, 95% desses executivos afirmaram já adotar o modelo presencial/remoto como padrão.

O estudo denominado: “Demanda por talentos no cenário atual” foi realizado de forma on-line e entrevistou 1.500 executivos em novembro de 2020 em cinco países: Brasil, França, Alemanha, Reino Unido e Bélgica.

 

– Entre abri e dezembro de 2020, a Robert Half teve uma demanda de vagas para trabalhos remotos em torno de 75 a 100%. Esses dados, se comparados com 2019, podem ser considerados dados históricos, pois o percentual de trabalhos remotos naquele ano, foi de meros 5%.

 

Dados do estudo destacaram duas principais vantagens do trabalho hibrido:

1 – Equilíbrio entre vida pessoal e profissional;

2 – Redução de custos de escritório para as empresas.

 

– Como o Brasil foi um dos países que o estudo foi aplicado, as perspectivas e números sobre o tema foram surpreendentes.

 

O “novo normal” trouxe um “novo referencial global”. As compras on-line impulsionaram o comércio eletrônico significativamente e em escalas gigantescas. Esse crescimento criou, em tempo recorde, uma necessidade de mercado que a maioria das empresas não estava preparada, que é a orientação por dados.

 

– Orientação por dados é a forma como os executivos ou gestores podem obter dados (informações) para tomarem decisões assertivas em menos tempo. 

 

É uma tendência global e o Brasil está neste cenário. Segundo o estudo realizado, as perspectivas dos executivos brasileiro, em relação a carreira, é otimista.  A pesquisa mostra que esse nosso “otimismo” chega a 73%, enquanto que em outros países o índice é de 67%.

Com relação ao trabalho remoto, 52% dos profissionais brasileiros acreditam ser o ideal e os motivos são os de aliviar a jornada de trabalho e o stress que ela causa.

Esse estudo apresenta outra tendência de mercado, que já era procurada nos perfis dos candidatos, mas agora se potencializou, ou se consolidou que é a diversidade profissional, ou seja, o candidato tem que ter o perfil soft skiil. Sem essa qualidade será difícil atender à exigência das chamadas “habilidades hibridas”.

 

Soft skill em inglês significa competências. Porém, é um termo muito usado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades comportamentais e  as competências sociais, emocionais e mentais ligadas à personalidade de cada um.

 

E esse estudo da Robert Half identificou cinco tendências de contratação, entre elas uma novidade: o “trabalhe de qualquer lugar”. Essa tendência chegou pra ficar e foi bem definida no estudo realizado. É a maneira que profissionais e empresas podem prosperar em um ambiente de negócio globalizado e dinâmico.