Trabalhadores autônomos foram mais prejudicados em 2020

Trabalhadores autônomos foram mais prejudicados em 2020

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgou nesta quinta-feira (08), uma pesquisa sobre o prejuízo causado pela pandemia na econômica de trabalhadores autônomos. Segundo o levantamento, foi a maior queda no rendimento em 2020.

 

Trabalhadores autônomos foram mais prejudicados em 2020. Esse é o resultado de uma pesquisa que dividiu o ano de 2020 em períodos para poder definir os impactos causados pela pandemia naquele ano.

Segundo os dados, o pior momento para os autônomos aconteceu no segundo trimestre de 2020, quando a categoria recebeu 24% a menos do que a renda habitual. No quarto trimestre, o indicador teve leve recuperação, mas continuou abaixo dos níveis, com recuo de 10%.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) que comparou a renda média efetiva com a renda média habitual.

Ou seja, a renda efetiva, que é a renda determinada por determinado grupo concentrado em áreas especificas caiu. Isso por causa do aumento do desemprego e da contratação com salários mais baixos. Já a renda média habitual subiu, porque a perda de ocupações se concentrou nas áreas mais mal remuneradas.

Outra analise do estudo foi em relação as faixas de rendas atingidas. A pesquisa mostra que a pandemia afetou os mais pobres entre o primeiro e o segundo trimestres de 2020. Um aumentou de 25% para 31,5%.

 

Fonte: Agência Brasil