Therezinha ressalta a importância estratégica do Fórum de Cidades Amazônicas

Em pronunciamento na manhã desta terça-feira (10), a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) ressaltou a relevância das discussões do 1º Fórum das Cidades Amazônicas, para orientar as políticas de desenvolvimento social e econômico do Amazonas e demais Estados da região, em consonância com a preservação da floresta. Realizado pela Prefeitura de Manaus, nos dia 5 e 6, o evento reuniu representantes de Prefeituras e de Governos que integram a Amazônia Legal, além de especialistas e instituições nacionais e internacionais.

“No momento em que a crise ambiental na região chamou a atenção do Mundo, o Fórum das Cidades Amazônicas se revestiu de grande importância, por firmar o compromisso com medidas que conciliam o desenvolvimento econômico, com a preservação das nossas florestas e da biodiversidade. Desafios a serem enfrentados pelas gestões dos municípios amazônicos”, destacou a deputada.

Therezinha Ruiz relatou que nos dois dias de Fórum, foram debatidas iniciativas regionais e boas práticas que visam fortalecer a cooperação e os investimentos capazes de tornar as cidades e territórios amazônicos mais sustentáveis, bem como propiciou uma maior compreensão sobre a atual situação da Zona Franca de Manaus (ZFM) que contribui para a manutenção da floresta em pé.

Segundo a deputada, os temas amplamente discutidos pelos participantes, resultaram na elaboração do “Manifesto das Cidades Amazônicas”. O documento antecipa as medidas para a preservação da maior floresta tropical do Planeta e para o desenvolvimento sustentável, que também nortearão a 25ª Conferência Mundial do Clima, a COP 25, a ser realizada em dezembro deste ano em Santiago do Chile.

Além disso, as medidas serão encaminhadas também à reunião que acontecerá em Porto Velho, em maio de 2020, por ocasião do evento Amazônia +21. Paralelamente, o Fórum das Cidades Amazônicas solicita uma agenda com o Presidente Jair Bolsonaro, para dialogar de forma propositiva e concreta sobre a pauta ambiental estratégica para o Brasil, para o continente e para o mundo.

“Quero parabenizar o prefeito Artur Neto e o secretário municipal do Meio Ambiente, Antônio Nelson, pela realização desse evento de alto nível, que colocou Manaus no centro do debate sobre a gestão sustentável das cidades amazônicas”, ressaltou Therezinha Ruiz, ao disponibilizar aos deputados o documento “Pacto das Cidades Amazônicas”, com medidas estratégicas para o desenvolvimento econômico da região e a preservação dos ecossistemas amazônicos.