Suframa e TCL Semp discutem reforma tributária e logística

A Suframa recebeu nesta segunda-feira (18), na sala de reuniões da Autarquia, a visita dos executivos da TCL Semp Brasil. Em pauta, celebração pela manutenção das vantagens da Zona Franca de Manaus (ZFM) no texto final da reforma tributária, votado na Câmara na última sexta-feira (15), e discussão sobre aspectos logísticos da região.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, acompanhado do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, recepcionou a comitiva de seis executivos da SEMP TCL no Brasil, composta pelo CEO, Yue Haiping, o diretor Paulo Sandrini, entre outros. Durante a visita, Sandrini informou planos de curto e médio prazo da empresa, incluindo maior integração de procedimentos administrativos, operacionais e tecnológicos entre as unidades brasileiras e chinesas.
O executivo também ressaltou a satisfação da empresa pela manutenção das vantagens fiscais da ZFM na reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional e salientou que não havia grande apreensão de ocorrerem prejuízos ao modelo, devido à confiança na capacidade de articulação da bancada amazonense. Na visão do executivo, com a conclusão da reforma tributária, de forma geral as empresas voltarão a regularizar seus planejamentos para o Brasil e para a região.
Outra pauta do encontro foram questões logísticas da região envolvendo o recebimento de insumos e o transporte dos bens finais impactados pela vazante dos rios da bacia amazônica. O superintendente da Suframa avalia que o caso influenciará as decisões das empresas a partir do próximo ano, bem como causará o desdobramento de ações por parte do poder público. “Estamos trabalhando no alfadegamento do porto de Tabatinga para viabilizar integrações logísticas, por exemplo, com Chancay, no Peru, e Manta, no Equador, para diminuir as distâncias com a Ásia por meio de rotas pelo Pacífico”, explicou Saraiva.
Em agosto deste ano, foi anunciada a mudança no nome da Semp TCL, empresa de joint venture, que passou a se chamar “TCL SEMP” a partir de agosto de 2023. Após sete anos de colaboração, a multinacional chinesa e a gigante brasileira revelaram a alteração da marca para celebrar uma renovação de contrato. A TCL Semp possui em seu portfólio produtos como televisores, condicionadores de ar, monitores gamers, soundbars e linha branca.
Fonte: Suframa
Fotos: Layana Rios/Suframa