Sessão Especial comemorou Dia do Folclore, na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou nesta terça-feira (30) Sessão Especial em comemoração ao Dia do Folclore com intenção de homenagear os grupos folclóricos, por meio de propositura do deputado estadual Sinésio Campos (PT).

Participaram da Sessão Especial entidades ligada ao folclore, como a Associação dos Grupos Folclóricas do Amazonas (AGFAM), Associação de Grupos Folclóricos de Manaus (AGFM), Liga Independente dos Grupos Folclóricos (LIGFM), Associação Folclórica Cultural Boi Bumbá Corre Campo , Grêmio Folclórico Boi Bumbá Brilhante, Associação Folclórica Educandense Boi Bumbá, Associação Movimento Bumbás de Manaus.

O acidente ocorrido com integrantes da Ciranda Flor Matizada em Manacapuru (distante a 68 km de Manaus) foi citado e nos discursos foi reforçada a importância da realização de eventos folclóricos com segurança.

Na oportunidade foram entregues 29 certificados de Homenagem para coordenadores e representantes de companhias de dança, quadrilhas e grupos de dança, além de uma placa de homenagem ao Festival Folclórico Marquesiano pelos 50 anos de existência, recebida pelo presidente, Crisanto Damião da Silva, que agradeceu aos apoiadores do festival e do folclore em geral.

“O mês de agosto é dedicado ao dia do folclore brasileiro, que é fundamental para a manutenção da nossa cultura popular. E o Festival Marquesiano faz parte desta tradição, há 50 anos fazendo história, contagiando a todos que vibram com a cultura. Nosso festival proporciona aos jovens e suas famílias conhecimento e integração, sensibilizando a conscientização e valorização da cultura regional, cumprindo seu papel ao evidenciar a cultura”, afirmou Crisanto.

O Festival Marquesiano é realizado pela Escola Estadual de Tempo Integral Marquês de Santa Cruz, localizada no mesmo bairro, e tem o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Estadual de Cultura (SEC).

Dia do Folclore

A criação do Dia do Folclorepelo Congresso Nacional em 1968 – comemorado em 22 de agosto – foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.