Serviço técnico e de compromisso para mudar a cidade é missão dos servidores do Implurb

Entre mais de 30 mil servidores públicos da administração municipal existem muitos rostos que acabam dando pessoalidade ao serviço na Prefeitura de Manaus. E, entres esses rostos, três são destaque no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com trabalhos prestados por mais de 25 anos na gestão pública.

Raimunda Cláudia Frazão de Souza recebeu este ano o certificado de “Servidor Destaque 2022” em comemoração ao Mês do Servidor Público, que é celebrado no dia 28 de outubro. Mais conhecida no órgão como “dona Rai”, a servidora soma 33 anos e 7 meses na casa, tendo iniciado no cargo de secretária. Hoje, ela comanda a gerência de Patrimônio, Materiais e Serviços (GPMS).

Orgulhosa do trabalho dedicado, Rai conta que o serviço público, hoje, tem um status diferente de quando iniciou na extinta Empresa Municipal de Urbanização (Urbam). “As repartições públicas eram vistas como “cabide de emprego”, oferecendo péssimos serviços à população. Mas sempre tivemos comprometimento com a execução de nosso trabalho. O serviço público se modernizou, ainda não estamos no patamar de uma grande corporação privada, mas estamos chegando lá”, comentou.

E, para quem desejar ingressar no serviço, dona Rai afirmou que é preciso se dedicar e ter uma carreira sólida e de excelência, incluindo formação técnica, treinamento e capacitação. “Em dois anos de gestão do prefeito David Almeida, sinto que há uma preocupação em valorizar os servidores. A homenagem que recebi é prova disso, e os projetos que o Implurb está desenvolvendo são desafiadores e nos motivam a buscar aperfeiçoar nossos serviços”, disse.

Com 36 anos de carreira pública, Rita Helena Alencar Pinto contou que atuar na administração municipal tem sido um grande desafio ao longo do tempo, na busca constante do compromisso em exercer o trabalho de qualidade para atender a população com dedicação, paciência e amor ao próximo. Ela entrou no Implurb como auxiliar de Engenharia. “Para quem está interessado na gestão pública, é preciso estudar e ter dedicação para atender a população em geral”, afirmou. Hoje, ela pode ser vista atuando na comissão da Ponta Negra.

Para o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente, o servidor do Implurb, acima de tudo, ama a cidade de Manaus e tem compromisso direto com o urbanismo, os projetos para a capital e todo o dinamismo e pujança que os empreendimentos aprovados no órgão representam.

“Essa equipe, com muitos servidores com mais de 20 anos de casa, vê a cidade se transformar. Como cidadãos, e não só como servidores, eles observam as coisas boas que o Implurb faz para a cidade. A equipe é pequena para a grandiosidade do seu trabalho. Os números que temos obtido com essa pequena equipe são motivo de orgulho. O prefeito David Almeida tem elogiado o desempenho e os nossos indicadores de gestão”, afirmou Valente.

Saber que cada projeto bonito aprovado no licenciamento está ajudando a embelezar e melhorar a qualidade de vida da cidade é motivador para os servidores. “Os servidores do Implurb estão de parabéns todos os dias. Veio a pandemia, foi mantido o compromisso e o trabalho em casa, nos períodos mais duros de enfrentamento à Covid, e depois retomamos os trabalhos presenciais. Hoje, o Instituto está na plenitude da sua capacidade operacional e com visibilidade até internacional. Temos sido convidados para participar de grandes discussões urbanísticas desde a Europa até a América Latina”, comentou o diretor-presidente.

Engenharia

O engenheiro civil Jocimar Coelho Milon tem 27 anos de Implurb e lembra que o serviço público entrou na sua vida por uma necessidade do poder público estadual, quando começou a dar aulas de matemática. Desde os 10 anos, Milon ajudava sua família em uma loja, ganhando, a partir daí, as lições de responsabilidade e disciplina, que levou para o trabalho público. “Concluído meu curso de Engenharia Civil, fui contratado pela extinta Urbam, hoje Implurb, para realizar perícia técnica nos processos do órgão, função que realizo até hoje”, contou o engenheiro.

Milon afirmou que sempre foi resiliente na sua profissão, usando sua força interior para superar obstáculos e se adaptando para exercer o melhor do trabalho à sociedade, pelo bem comum, com dedicação e responsabilidade.

Carlos Valente completou que tem muito orgulho de comandar o time e de ter recebido a missão do prefeito David Almeida. “Nosso legado será o trabalho apresentado ao final da gestão”.

O Dia do Servidor Público é celebrado em 28 de outubro e a Prefeitura de Manaus tem uma série de atividades em comemoração, além de uma grande festa no dia 1º/11, no centro de convenções de Manaus, o sambódromo, na zona Centro-Oeste.

Fonte: Implurb