Sede para o novo Implurb conta com projeto moderno e com foco em sustentabilidade em bairro planejado

Para planejar, projetar e melhorar as estruturas urbanas de uma cidade com mais de 2 milhões de habitantes, a Prefeitura de Manaus tem como diretriz transformar a capital em uma referência para atração de novos negócios e de porte global. E para atingir essa missão, uma das prioridades é o investimento em tecnologia, infraestrutura e maior qualidade de prestações de serviços.

Chegando aos 21 anos de criação em dezembro deste ano, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) investe na construção da Manaus do futuro e na gestão do prefeito David Almeida passará por algumas transformações.

E uma delas é contar com uma nova sede, moderna e para atender melhor a população, com ampliação de serviços e mudanças nos sistemas internos e de tecnologia para seguir na dianteira da melhoria dos parâmetros urbanísticos.

A nova sede do Implurb foi projetada para mudar a configuração da autarquia e operacionalizar os compromissos e ações efetivas com o planejamento urbano da cidade de Manaus.

“Fizemos uma visita ao lote para abrigar a nova sede porque hoje, onde estamos, no prédio da Compensa, sem reformas, o espaço está praticamente estrangulado e precisamos projetar a evolução do Implurb para a modernidade”, explicou o diretor-presidente do instituto, engenheiro Carlos Valente.

O novo prédio será construído em um terreno localizado no parque Mosaico, no Lírio do Vale, zona Oeste, contando com todas as vantagens e estrutura de um bairro planejado, com infraestrutura de energia, comunicação, lógica, mobilidade e indicadores sociais e de melhoria urbana, fundamentais para ampliar as ações da autarquia com foco no licenciamento, planejamento e ordenamento urbanos.

“Estamos com o projeto pronto para ser licitado e fazendo alguns ajustes para reduzir custos, ampliando o escopo para a sustentabilidade. É o caso de usar painéis para captar energia solar, instalados na cobertura das vagas de estacionamento. Isso vai gerar energia limpa e reduzir custo operacional do Implurb”, comentou Valente.

A sustentabilidade é uma diretriz da gestão do prefeito David Almeida. A visita ao lote foi de prospecção, contando com apoio de equipe técnica da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef). O parque tem áreas residenciais, praças, lago e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT). O bairro tem conceitos de smart city – cidades inteligentes -, valorizando infraestrutura planejada, padronização de espaços urbanísticos, paisagismo, ciclovia, calçadas largas e outros mobiliários.

A construção do novo Implurb tem recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU) e o projeto passará por processo licitatório, previsto ainda para este ano.

“O projeto incluí a criação de áreas para abrigar os conselhos urbanos, acomodações mais adequadas para dar vazão ao atendimento das ações urbanas e melhor atendimento aos requerentes, incluindo espaços de convivência”, explicou o diretor de Planejamento Urbano, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro. A proposta prevê ainda novo mobiliário, levando em conta os princípios de economicidade, responsabilidade e eficiência, além das adaptações de acessibilidade universal.

O projeto, desenvolvido por equipe do Implurb, prevê ampliação de áreas de diretoria e administração, além do atendimento. A proposta prevê uma identificação e personalização, aumentando as áreas envidraçadas, o que reduz o consumo de energia durante o dia, aproveitando mais a luz natural.

Fonte: Claudia do Valle / Implurb

Fotos: Divulgação / Implurb