Saúde do Amazonas é destaque no Plano Nacional de Redução de Filas

Dados do Ministério da Saúde mostram que o estado ultrapassou as metas estabelecidas para 2023 em cirurgias eletivas, exames e consultas

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) alcançou a marca de 115,35% de execução previsto no Plano Nacional de Redução de Filas (PNRF), do Governo Federal. O dado foi divulgado no Relatório de Controle e Avaliação, por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), do Ministério da Saúde (MS).

O PNRF tem como finalidade ampliar a realização de cirurgias eletivas em todo o país e reduzir a fila de exames e consultas especializadas.

No âmbito do PNRF, todos os estados brasileiros estão envolvidos. Em março deste ano, o plano do Amazonas foi aprovado, estabelecendo metas claras, incluindo a realização de cirurgias, o aumento das consultas e a expansão dos exames médicos.

O Amazonas não apenas cumpriu, como superou todas as metas estipuladas, atingindo um notável índice de 115% de execução. Os esforços do estado foram reconhecidos pelo Ministério da Saúde, que destinou recursos significativos em resposta aos resultados alcançados.

FOTO: Douglas Santos

O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, disse que esse reconhecimento é fruto do compromisso do Governo do Estado com a saúde pública, oferecendo um tratamento mais humanizado à população.

“Os desafios para fazer saúde pública numa região como a Amazônia, especificamente como a Amazonas, são verdadeiras lutas, mas com o apoio do governador Wilson Lima, com o empenho incansável de toda a equipe da SES, nós temos mostrado que não temos nada diferente do sul do país, que na verdade em algumas áreas estamos até mais avançados”, destacou o secretário.

Para o ano de 2024, estima-se que o Ministério da Saúde destinará aproximadamente R$ 24 milhões para suprir outras necessidades emergentes, como oftalmologia, ortopedia, além de manter o foco nas cirurgias de hérnia de disco e vesícula. Esses fundos também serão direcionados para a contínua intensificação das consultas e exames para os pacientes inscritos no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

Fotos: Douglas Santos