Samu completa 16 anos de serviços à população

Samu completa 16 anos de serviços à população. São cerca de 6 milhões de chamadas junto a um total de 1,1 milhão de atendimentos feitos pelas ambulâncias do serviço.

Samu completa 16 anos de serviços à população.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), (192) completou 16 anos de serviços em Manaus, nesta quarta-feira (23/2).

Foram registradas, nestes anos, cerca de 6 milhões de chamadas com um atendimento a 1,1 milhão de pessoas.

O serviço opera, anualmente, com uma frota de 25 Unidades de Suporte Básico (USB) e 4 unidades de Suporte Avançado (USAs).

Todas as unidades são equipadas como Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) móveis, para os casos mais graves, com 725 servidores entre profissionais médicos, a administradores.

O serviço segue os protocolos de atendimento estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

Mesmo assim, muitas chamadas recebidas não se enquadram nos protocolos do Ministério da Saúde, o que explica a diferença entre o número de chamadas e os atendimentos.

Existem casos em que muitas pessoas ligam pedindo ambulância para a mesma ocorrência; há ligações que caem e são feitas novamente, ligações por ‘engano’, e tudo isso reflete nos números.

Trotes

Embora tenha tido uma redução considerável, o serviço ainda é alvo de muitos trotes.

Nesses dezesseis anos, foram mais de 1.200.000 mil ligações ‘de brincadeira’, os chamados trotes, o que corresponde a mais de 21% do total de chamadas recebidas.

No ano de 2010, foram atendidos 208 mil trotes. Em 2020, já foram feitos 4,2 mil ligações dessa natureza, só nos dois primeiros meses do ano.

Frota

Além das 25 ambulâncias tipo USB e as 4 USA, a frota do Samu inclui, ainda, 10 Motolâncias que, dependendo da situação, são acionadas para chegarem com menos tempo ao local.

O quantitativo do serviço ultrapassa o estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é de uma USB para cada 200 mil habitantes, e uma USA para cada 350 mil habitantes.

Atua, ainda, no serviço de remoção, em parceria com a secretaria de Saúde estadual, com 3 USAs, com anestesistas e enfermeiros.

Base Fluvial

O serviço conta, ainda, com uma Base Fluvial, equipada com 2 lanchas UTIs e 2 lanchas básicas.

Essas lanchas atendem as comunidades localizadas em uma extensão de 100 km no Rio Negro e 100km no Rio Amazonas, na área de abrangência de Manaus.

Existem 11 bases descentralizadas do Samu em Manaus em locais estratégicos e há previsão de construção de mais duas ainda neste primeiro semestre de 2022.

Fonte: Semsa