RESSACA PÓS-CARNAVAL VAI TRAZER AS MAIORES MEXIDAS NO TABULEIRO POLÍTICO PARA AS ELEIÇÕES 2022

A Quarta-feira de Cinzas do não-Carnaval que se avizinha marca a véspera do início da janela partidária, período em que os blocos políticos que começam a se articular para as eleições 2022 ficarão mais definidos. É que na quinta-feira, 3 de março, tem início a janela partidária, espaço de tempo em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido para concorrer ao pleito deste ano sem perder o mandato. A claraboia em que os postulantes à reeleição poderão escolher suas novas legendas se estende até 1º de abril.

DEFINIÇÃO PARA O XEQUE-MATE

Espera-se, portanto, para os próximos 30 dias a definição do que até agora são meras especulações. O governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito David Almeida (Avante), pelos prognósticos até o momento, prometem formar o bloco mais forte, com o maior número de deputados federais e estaduais migrando para os partidos que formarão o arco de alianças com o qual Wilson pretende se reeleger e garantir uma base forte na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

MAJORITÁRIOS E COLIGAÇÕES TAMBÉM

Março será, definitivamente, o mês da arrumação do tabuleiro político. Todos os aspirantes a candidato nas eleições devem definir por qual partido concorrerão, incluídos aí os candidatos majoritários e até mesmo a formação de coligações. Dia 2 de abril é o prazo final para que todas as legendas e coligações obtenham o registro dos estatutos no TSE. É também a data-limite para os que desejam se candidatar estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual desejam concorrer.

FIM DAS ESPECULAÇÕES

Dentre os figurões políticos que terão de, por obrigação imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acabar com as especulações que têm sido feitas em torno de suas candidaturas, estão o governador Wilson Lima e o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido). Ironicamente, ambos têm figurado em matérias jornalísticas que apontam seus destinos para os mesmos partidos: o PL de Alfredo Nascimento e o União Brasil de Pauderney Avelino. Quem vai ficar com qual partido, só a temporada pós-carnavalesca vai dizer.

VAIVÉM NO UNIÃO BRASIL

Nacionalmente, é justamente o União Brasil que deve registrar a maior movimentação de saídas e novas filiações. Muitos deputados bolsonaristas filiados ao extinto PSL já estão de malas prontas para legendas mais próximas do “mito”, especialmente os que devotam fidelidade canina ao chefe-presidente. Os locais Delegado Péricles e Delegado Pablo fazem parte deste grupo. Por outro lado, muita gente quer entrar no “bonde” da maior fatia do fundo eleitoral e maior tempo de propaganda, o que deve resultar em muitas novas filiações.

REDUÇÃO DO IPI NA MIRA DE MARCELO

Assunto de longe o mais abordado na primeira reunião do ano do Conselho de Administração da Suframa (CAS), realizada na última quinta-feira (24), a redução do IPI foi o motivo da revolta do deputado federal Marcelo Ramos (PSD) nas redes sociais, na tarde desta sexta-feira. O vice-presidente da Câmara dos Deputados afirmou que há rumores de que governo federal publicaria ainda nesta sexta-feira (25) o decreto de redução do IPI.

MOLECAGEM

Marcelo postou ainda que espera que o ministro Paulo Guedes não “cometa a molecagem” de descumprir o compromisso de excluir os produtos produzidos na Zona Franca de Manaus (ZFM). O parlamentar comparou a atitude do ministro da Economia em relação à ZFM com a da Rússia sobre a Ucrânia. “As tropas do ministro Paulo Guedes e do governo Bolsonaro estão prestes a marchar sobre os empregos dos amazonenses com mesma força avassaladora que a Rússia marcha contra a Ucrânia”, postou.

REPRESENTAÇÃO CONTRA O PRESIDENTE

Marcelo Ramos também afirmou que, caso o decreto de redução do IPI seja publicado, vai imediatamente entrar com representação eleitoral contra o Presidente da República. Segundo ele, a lei eleitoral é “absolutamente clara ao vedar concessão de benefício em ano eleitoral”.

IMMU NO CARNAVAL

Durante o feriadão de Carnaval, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), terá atuação especial para organizar trânsito e transporte com objetivo de manter a fluidez, a segurança e a prevenção a acidentes durante as folias momescas, que este ano serão bem tímidas. As linhas de ônibus irão operar com frota de sábado, com algum reforço aos coletivos que se deslocam ao Centro, na segunda-feira (28) e quarta-feira (2). Na terça-feira (1º), as linhas de ônibus irão operar com frota de domingo com reforço em linhas específicas.

VAI TER FOLIA SIM

Falando em Carnaval, ainda que as grandes aglomerações tenham sido canceladas por mais um ano, vai ter festa, sim. Folias menores em número de brincantes já estão confirmadas, como a décima edição do Cauxi Eletrizado, Manaus Samba Show no Largo de São Sebastião, Exxxquenta de Carnaval no Unbá e marchinhas de Carnaval no Bar do Armando na Segunda-feira Gorda. Saiba mais detalhes sobre a programação carnavalesca da cidade no REBOJO CULTURAL, publicado aos sábados, às 14h.

POLSIN NO REBOJO ENTREVISTA

E no REBOJO ENTREVISTA de domingo (27), em homenagem ao aniversário de 55 anos da Suframa, celebrado em 28 de fevereiro, será publicada uma entrevista exclusiva com o superintendente da Autarquia, Algacir Polsin. Não perca!