Relevância da tecnologia para a sociedade é destaque em Feira realizada em Tefé

Começou nesta quinta-feira (9), no município de Tefé (AM), a 1ª Feira Regional de Tecnologia e Inovação do Médio Solimões, realizada pela Prefeitura local por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O evento é apoiado por diversas instituições e tem por objetivo apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na região, mostrar o potencial destes trabalhos na área, falar sobre as oportunidades de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Médio Solimões e, também, oferecer espaços para os serviços que as empresas e institutos voltados para tecnologia e inovação têm para oferecer.

A abertura do evento contou com a presença de atores do ecossistema de inovação regional, incluindo a presidente do Conselho de Administração da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Vânia Thaumaturgo, que foi uma das palestrantes do primeiro dia da Feira. Vânia fez uma apresentação destacando a importância da tecnologia para o desenvolvimento regional e, para dar base à sua palestra, falou um pouco da sua trajetória pessoal e profissional e buscou aproximar o público, formado por muitos jovens, da realidade acerca do que é a tecnologia atual.

Para Vânia, a busca constante por capacitação é fundamental para que os futuros profissionais, e mesmo aqueles que já estão atuando no mercado, possam crescer e se destacar nos diversos segmentos da sociedade. “Estudar, se capacitar, deve ser uma constante para quem almeja trabalhar na área de tecnologia, por exemplo. A inovação ocorre diariamente e temos que estar preparados para cada mudança. Por isso devemos ter a humildade de aprender sempre e continuar nos aprimorando”, afirmou em sua fala.

Alicerce de renovação

Um dos pontos ressaltados pela presidente do Conselho de Administração da APDM foi como a tecnologia atual se tornou uma das bases mais importantes para a contínua renovação do modo de vida da sociedade contemporânea. “Podemos falar das redes sociais, que surgiram por meio do avanço tecnológico. Redes que usamos diariamente tanto para postar fotos do nosso dia a dia, quanto para falarmos de nossas atividades profissionais. Essas redes hoje podem servir até para empreender e buscarmos inserção no mercado de trabalho”, disse Vânia.

Ainda sobre como a tecnologia tem movido o mundo recente, Vânia destacou o progresso que a inovação promove na sociedade, possibilitando avanços em segmentos como a saúde, educação, infraestrutura e conectividade. “Hoje vivemos a Quarta Revolução Industrial e devemos estar antenados e conscientes de tudo que nos cerca e das oportunidades que isso nos dá”, pontuou.

Iniciativa inovadora

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Tefé, Daniel Sacha, comentou que um dos propósitos da Feira Regional é “divulgar a ciência e tecnologia para a população em geral, demonstrando a relevância desse setor para a educação e o empreendedorismo, gerando assim o desenvolvimento regional”. O apoio das diversas instituições que contribuíram para a realização do evento foi ressaltado pelo secretário. “O suporte de todos foi fundamental para colaborar com a proposta da Feira. E vale destacar a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti-AM) para apresentar os planos que o governo do estado possui para o município de Tefé, englobando ações de divulgação de CT&I, capacitação de profissionais e desenvolvimento regional”.

A Feira

Com dois dias de programação, o evento se encerra nesta sexta (10) e quem participar poderá acompanhar palestras de segurança da informação, inteligência artificial, investimento em inovação e rodas de oportunidades, além de poder participar de oficinas de robótica educacional e cultura maker, motion design e programação. Para mais informações, basta acessar o link (https://bit.ly/3YkXlCm).