‘REACT BOLSONARO’: MARCELO RAMOS DESMENTE PONTOS DE ENTREVISTA CONCEDIDA POR BOLSONARO; VEJA O VÍDEO

O deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD) lançou mão de uma tendência muito utilizada por influenciadores nas redes sociais para desmentir trechos da entrevista concedida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) à Jovem Pan, na qual chama os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) de medíocres. O “React”, utilizado por Ramos, consiste em vídeos nos quais um youtuber reage a alguma coisa. É possível reagir a comidas, comentários ou atrações musicais, por exemplo. No caso específico, o deputado reage, desmentindo, ao vídeo da entrevista do presidente.

LINHA BRANCA

O primeiro momento em que Marcelo Ramos reage à entrevista no “React Bolsonaro” é quando o presidente diz que a redução do IPI incide apenas sobre a linha branca e a indústria automotiva. “Ele dá uma demonstração que ele não entende nem o decreto que ele publicou. Porque o decreto não está restrito à linha branca e automóveis. Se assim fosse, impactava muito pouco a nós. É bom alguém avisar ao presidente que a redução é para todos os setores da indústria”, diz o deputado.

‘NUNCA PROCURARAM O GOVERNO PARA NADA’

Outro ponto da entrevista que Marcelo Ramos faz questão de desmentir é quando o presidente chama os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga de medíocres e afirma que eles nunca procuraram o governo para nada. “Opa, isso não é verdade, presidente”, diz Marcelo. “Nós procuramos quando vocês baixaram a alíquota do crédito presumido do concentrado de refrigerante, que inclusive ocasionou a saída da Pepsi de Manaus, que não foi para São Paulo ou para o Paraná. Foi para o Uruguai. Nós procuramos o governo todas as vezes que vocês tomaram medidas contra a Zona Franca”, esclarece.

AUDIÊNCIA COM PAULO GUEDES

Marcelo Ramos também contesta o trecho em que Bolsonaro diz que os parlamentares querem uma audiência com o ministro da Economia, Paulo Guedes. “Opa! Eles querem audiência com Paulo Guedes, não! No sábado (26), estávamos na reunião da bancada. O senador Omar ligou para o ministro Paulo Guedes, que disse que tinha uma audiência dia 8 com o governador, mas que ele queria conversar antes. Quem pediu audiência com o senador Omar e o senador Eduardo Braga foi o ministro Paulo Guedes”.

‘COM EDUCAÇÃO’

Marcelo ironiza o trecho em que Bolsonaro diz que quer conversar com Omar e Eduardo “com educação”. “Com educação? Falou agora o lord inglês. O homem que trata com educação a imprensa, que trata com educação aqueles que o contraditam, aqueles que fazem oposição a ele. Todas as vezes que nós estivemos com o senhor foi com a mais absoluta educação porque nós respeitamos a sua autoridade como presidente da República. Quem tem fama de mal educado no Brasil não somos nós, não”. Confira a íntegra do vídeo:

ARTHUR BUSCA PROTAGONISMO

Longe da força-tarefa que se formou em torno da defesa da Zona Franca de Manaus, reunindo políticos e entidades empresariais de todos os matizes, o ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) decidiu chamar para si o protagonismo da defesa do modelo. O ex-prefeito e presidente regional do PSDB afirma que “tomou a frente da batalha que vem sendo travada por políticos, pela iniciativa privada e a sociedade civil organizada em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM)”.

CARLOS ALMEIDA E ACA ‘ENDOSSAM’

Ainda segundo material divulgado por Arthur, o vice-governador Carlos Almeida Filho (PSDB) e a Associação Comercial do Amazonas (ACA) endossam as medidas tomadas pelo ex-prefeito protagonista. Na prática, Arthur, Carlos Almeida e ACA ingressaram com ações na Justiça Federal do Amazonas e no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a anulação do decreto assinado pelo presidente Bolsonaro. Ambas as medidas pedem a suspensão dos efeitos do decreto até que seja julgado o mérito da ação.

DAVID E DAVID

A forte parceria que une o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), pôde ser observada na reunião que o prefeito convocou às pressas na última segunda-feira (28), para discutir a redução do IPI e a ameaça à Zona Franca de Manaus. David, o Reis, chegou antes do prefeito e ficou esperando nas escadarias de entrada do Palácio Rio Branco. Quando David, o Almeida, chegou, o presidente da CMM foi o único que entrou no velho elevador da antiga Assembleia Legislativa junto ao prefeito.

COMITIVA NA CHEGADA

David Reis aproveitou a espera nas escadarias do Palácio Rio Branco para colocar a conversa com o vereador Marcelo Serafim (PSB) em dia. Na chegada do prefeito, contudo, a dupla se desfez. Marcelo Serafim se apressou em subir as escadas que levam ao segundo andar do prédio histórico e se juntou à comitiva que se formou na porta do elevador para saudar a chegada do prefeito. Já David Reis se juntou ao prefeito no elevador.

TOMA A BENÇÃO!

A comitiva que esperava o prefeito na porta do elevador, no segundo andar, incluía o secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, que é pai do presidente da CMM, David Reis. Ao ver o filho saindo do elevador junto com o prefeito, Sabá Reis estendeu a mão ao filho e ordenou: toma a bênção!

FERTILIZANDO FAKE NEWS

Especializado em jornalismo ambiental, o jornalista André Trigueiro recorreu às redes sociais para fazer um alerta: é falsa a tese de que a exploração mineral em terras indígenas garantiria o potássio necessário para o agronegócio, atualmente dependente de Rússia e Bielo-Rússia nesse quesito. Segundo Trigueiro, há jazidas conhecidas fora das áreas protegidas, além de tecnologias que permitem a recuperação de potássio de outras fontes. “Cuidado! Estão fertilizando fake news”, alertou.

GOVERNADOR CELEBRA AUTAZES

O governador Wilson Lima (PSC) vai participar da festa de aniversário de 66 anos de Autazes visitando duas comunidades rurais do município. A comemoração começa com a chegada do governador e sua comitiva à comunidade Novo Céu, onde será inaugurada a Feira do Produtor local. Ainda na comunidade será realizada a entrega de viaturas e assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a prefeitura e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF).

GOVERNADOR CELEBRA AUTAZES 2

Outra comunidade que receberá a visita do governador por ocasião do aniversário de Autazes é a Marechal Rondon, onde serão inaugurados os ramais Marechal Rondon e Posto Barbosa Rodrigues. Em ambas as visitas comemorativas, o governador será acompanhado pelo prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante (PSC). Além das inaugurações, serão realizadas ações de cidadania como: entrega do cartão do produtor primário, entrega de carteiras de habilitação CNH Social, entregas de cestas básicas, entre outras ações esportivas.

AGLOMERAÇÃO PAGA

As medidas restritivas contra a Covid-19, que cancelaram as grandes festas populares de Carnaval – como o desfile da Escolas de Samba e o Carnaboi – acabaram por privilegiar as festas com ingresso pago e público menor. A questão é que essas festas também causam aglomerações, ainda que menores. E são restritas à parcela da população que dispõe de condições financeiras para participar. Ou seja, a folia só foi cancelada para quem desejava brincar grátis. Aguardemos os números da pandemia no País nas próximas semanas.