Prefeitura promove 6º Ciclo de Seminários Distritais dos Conselhos Escolares da Semed

Mais de 160 gestores escolares da rede de ensino participaram do “6º Ciclo de Seminários Distritais dos Conselhos Escolares”, promovido na tarde desta segunda-feira, 31/7, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento ocorreu nas dependências da Faculdade Estácio do Amazonas, instituição parceira do município, na área da educação, com o Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da secretaria.

A principal finalidade desse ciclo é fortalecer a ação dos Conselhos Escolares, na organização e atuação junto às escolas da rede pública municipal no que tange às atividades pedagógicas, administrativas e financeiras e de articulação com a comunidade.

Nesta edição, a ação foi direcionada, principalmente, a gestores escolares de todas as Divisões Distritais Zonais da Semed. No 6º Ciclo, foi trabalhado o tema “Conselhos Escolares e Captação de Recursos por meio de projetos”.  A atividade é realizada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, em parceria com a Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) e com o Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE).

“O Conselho Escolar é um órgão fundamental dentro da escola, uma vez que esse órgão tem várias funções, a consultiva, a de representatividade, a administrativa, mas tem uma outra que é muito importante também que é de mobilizar toda a comunidade escolar, ou seja, alunos, professores, pais e gestor, que é o presidente. E hoje é uma ação dessas, de mobilização em prol de melhorias para Conselhos Escolares, porque vai ensinar aos gestores como criar projetos para captar recursos aos Conselhos Escolares”, afirmou o diretor da Dage, Anézio Mar.

Segundo o coordenador dos Conselhos Escolares da Semed, Luiz Albuquerque, a temática do evento pode expandir os horizontes do público-alvo da ação e, com isso, melhorar o andamento do trabalho dos Conselhos Escolares na rede municipal.

“Na temática deste ano vai ser trabalhado como o diretor pode montar um projeto para captar recurso externo para o benefício da escola. É importante, porque no momento em que o diretor consegue sair dos muros da escola e trazer a comunidade ou trazer a sociedade organizada para dentro da escola ou mesmo outras instituições parceiras, ele vai estar de toda forma propiciando melhoria de qualidade pedagógica, administrativa e financeira para o trabalho dos Conselhos Escolares e, consequentemente, para suas respectivas escolas. É um momento em que o diretor tem a oportunidade de expandir os horizontes da escola”, disse Luiz.

Um dos participantes foi o diretor da escola municipal Aristóphanes Bezerra de Castro, Tarcísio Souza. Ele é gestor da unidade há pouco mais de dois meses e disse que o momento é muito importante para agregar conhecimento.

“Essa iniciativa é muito positiva, principalmente para nós gestores que estamos entrando agora, encontrando a escola de um jeito e poder, com isso, transformar a nossas escolas através do conselho escolar, através das verbas bem dirigidas, bem aplicadas democraticamente para melhor”, frisou o gestor.

Fonte: Semed

Fotos: Eliton Santos / Semed