Prefeitura intensifica ações de saúde na zona ribeirinha de Manaus

A Prefeitura de Manaus promoveu, nesta quinta-feira, 8/7, ações de intensificação de serviços de saúde na comunidade São Francisco do Mainã, localizada na zona ribeirinha. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram vacinação contra a Covid-19 e a influenza (gripe), totalizando 65 pessoas vacinadas, sendo 45 com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 30 contra a influenza.

Localizada na região do lago do Puraquequara, na zona leste de Manaus, a comunidade São Francisco do Mainã, formada por pescadores e pequenos agricultores, recebeu, além da vacinação, serviços de atendimento médico, ações de prevenção e assistência, ações para a saúde bucal e outros cuidados.

A gerente do Distrito de Saúde Leste, Rosângela Castro, informou que as ações foram programadas após reuniões entre as equipes de saúde e os moradores do São Francisco do Mainã. Segundo ela, as ações de promoção e acesso aos serviços de saúde na área da atenção primária são definidas considerando as demandas assinaladas pelos moradores.

“Eles podem ter acesso aos serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS) Platão Araújo, localizada na Vila do Puraquequara, mas nós também podemos trazer as ações até aqui, para atender os que precisam, mas não têm condições de chegar até a UBS”, afirma.

Rosângela Castro acrescenta que a Semsa está em articulação com a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) para juntas ofertarem serviços intersetoriais que contemplem ambas as áreas, promovendo qualidade de vida aos moradores da comunidade.

“A ação de hoje aconteceu de forma coordenada, com o apoio dos líderes comunitários e nós enfatizamos nossa disposição em acolher, fortalecer e alinhar ações de assistência e promoção de saúde de duas formas: por meio do trabalho de intensificação aqui na comunidade e com a oferta de serviços na UBS Platão Araújo, de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde”.

Para a moradora Raimunda da Silva Leite, que faz parte da Associação dos Moradores do São Francisco do Mainã, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Manaus tem gerado muitos benefícios. Ela salienta que sente o envolvimento e o compromisso em facilitar o acesso à saúde para os comunitários daquela localidade.

“Graças a Deus estamos vendo que há envolvimento. O prefeito está interessado em mudar nossa realidade, melhorando nossas condições e os moradores estão muito interessados em fazer as coisas boas acontecerem. Este já é o nosso segundo encontro para discutir nossas questões e estamos felizes com os resultados”, acentuou.

Para o líder comunitário Francisco Matheus da Silva, o que está sendo alinhado é a presença do agente de saúde dentro da comunidade, para ver a demanda e levar as necessidades ao conhecimento dos gestores, que têm melhores condições de fazer um bom trabalho e alcançar um resultado satisfatório. “Estamos trabalhando em parceria e sabemos que os maiores beneficiados serão os comunitários”, finalizou.