Prefeitura de Manaus retoma obras e avenida Cruzeiro começa a ser asfaltada

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), retomou as obras na avenida Cruzeiro, no bairro Grande Vitória, zona Leste. Nesta sexta-feira, 10/3, as equipes iniciaram os serviços de recuperação asfáltica, ainda nas etapas de terraplanagem e limpeza da via.

A Seminf realizou, anteriormente, a implantação de mais de 300 metros de drenagem na via. No ano passado, dez casas foram atingidas por uma erosão, causada pelo rompimento de uma antiga tubulação, que estava sem manutenção há pelo menos 20 anos. Na ocasião, toda a rede de drenagem foi trocada. Por se tratar de uma via extensa, os trabalhos de recuperação asfáltica devem ser finalizados em um período de dez dias, a depender das chuvas.

O engenheiro Édson Júnior, responsável pela obra, aponta que os trabalhos na avenida Cruzeiro foram realizados com cautela, por conta da existência de tubulação da concessionária Águas de Manaus.

“Aqui realizamos um estudo junto à Águas de Manaus, porque nessa via existem duas adutoras, por onde a atual rede de drenagem passa. Seguindo a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Junior trocamos toda a antiga tubulação, por uma rede mais ampla, com novas manilhas de 800 milímetros em concreto, para dar a vazão correta às águas pluviais e evitar novas ocorrências de alagações na área. O Asfalto chega aqui ainda hoje”, afirmou o engenheiro.

Três novas caixas de passagem foram implantadas para dar vazão ao fluxo das águas pluviais, facilitando também futuras manutenções, sem a necessidade de danificar a via.

No local, vivem mais de cem famílias, que sofriam, principalmente, em dias de fortes chuvas. Além dos alagamentos, o rompimento da antiga rede de drenagem danificou muros, calçadas e as garagens das residências. As equipes da Prefeitura de Manaus realizaram os serviços de drenagem superficial, para a recuperação de calçadas, meio-fio, sarjeta, além dos muros danificados.

Fonte: Seminf

Fotos: Divulgação / Seminf