Prefeitura de Manaus recupera emergencialmente rede de drenagem da rua Pará, no conjunto Vieiralves

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), executa obra emergencial no conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da cidade. Nesta terça-feira, 6/6, as equipes trabalham nos serviços de recuperação de uma rede de drenagem rompida, na rua Pará. A intervenção foi imediata, por se tratar de uma importante via comercial, com grande fluxo de veículos. No local há risco de desabamento parcial.

Uma equipe com 12 servidores atua com o auxílio de uma retroescavadeira, realizando o serviço de desobstrução e  substituição dos tubos danificados por manilhas  novas em concreto e ferro, que irão garantir o fluxo correto das águas das chuvas.

De acordo com o subsecretário de Obras Públicas da Seminf, Efrain Aragão, o grande acúmulo de lixo nos tubos provocou a obstrução da galeria subterrânea e consequentemente mais um rompimento de tubulação na cidade.

“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é realizar a intervenção imediata ao primeiro sinal de rompimento na rede de drenagem. Infelizmente o descarte irregular de lixo na rua, continua sendo o grande vilão das vias comerciais como a rua Pará. Todo o lixo deixado nas ruas é arrastado para dentro das tubulações durante as chuvas, provocando obstruções e posteriormente os rompimentos”, explicou o engenheiro.

Finalizada a obra na rede de drenagem, a rua Pará receberá no trecho atingido, o serviço de aterro, seguido da recuperação asfáltica e outros serviços básicos necessários.

As equipes dos distritos de obras da Seminf, realizam além da recuperação das drenagens profundas e superficiais, a implantação de meio-fio e sarjeta e obras de pavimentação asfáltica, entre outras ações básicas necessárias para melhorar a infraestrutura das comunidades.

Em paralelo, seguem os serviços de recapeamento de vias com o programa Asfalta Manaus, que atingiu a marca de 2009 ruas atendidas na cidade.

Fonte: Seminf

Fotos: Márcio Melo / Seminf