Prefeitura atua na implantação de 120 metros de rede de drenagem profunda para conter erosão no Parque 10 de Novembro

Moradores da rua Dom Henrique, no conjunto Vila do Rei, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital, acionaram a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), após uma grande erosão que se formou na via com o rompimento da rede de drenagem profunda.

As tubulações, com mais de 30 anos sem manutenção, e com grande quantidade de lixo acumulado, romperam, provocando a abertura de uma cratera na via e derrubando diversas árvores. De forma emergencial, para evitar o aumento da erosão, as equipes da Seminf atuam na substituição de toda a rede de drenagem, totalizando 120 metros de extensão.

O engenheiro Norman Mendonça, chefe da Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf, explica que toda a rede precisou ser desviada para evitar novas quedas de árvores no local, por onde passa um grande fluxo de veículos.

“Chegamos aqui e imediatamente retiramos as árvores que estavam caídas em cima da rede de drenagem. Realizamos os serviços de limpeza da área, retirando todo o lixo acumulado, e as tubulações antigas que estavam totalmente obstruídas em toda a extensão da rede. Uma nova linha de drenagem, mais moderna e duradoura está sendo implantada aqui como determinam o prefeito David Almeida e o secretário de Obras Renato Junior”, afirmou Mendonça.

O Distrito de Obras do bairro Parque 10 atua com uma equipe composta por 10 trabalhadores, utilizando inicialmente máquinas retroescavadeiras, rolos compactadores e miniescavadeiras, para realizar os serviços de correção da drenagem e evitar o acúmulo de água. Após a colocação da tubulação, serão executados os serviços de aterro e o recapeamento asfáltico em toda a extensão da via.

Para a dona de casa Alice Vasconcelos, de 35 anos, a obra veio para sanar de vez o problema enfrentado pelos moradores com a erosão nessa área do bairro.

“Eu fiquei muito feliz quando o pessoal da prefeitura chegou aqui com as máquinas para fazer essa tubulação, porque o buraco estava enorme e derrubou várias árvores. O medo era que atingisse as nossas casas, espero de coração que isso resolva o nosso problema definitivamente, e eu agradeço muito ao nosso prefeito”, afirmou a moradora.

Fonte: Seminf

Fotos: Márcio Melo / Seminf