Prefeito de Manaus critica fake news sobre vacinas

Prefeito de Manaus critica fake news sobre vacinas. A crítica foi durante reunião nesta segunda-feira (14) para a intensificação do monitoramento da cobertura vacinal infantil em Manaus.

Prefeito de Manaus critica fake news sobre vacinas.

“A cobertura vacinal infantil em Manaus foi bastante prejudicada pela circulação de tantas fake news sobre vacinas e pelo impacto da pandemia da Covi-19”.

A afirmação foi feita pelo prefeito David Almeida, durante reunião ocorrida na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na segunda-feira (14/2), oportunidade em que  foram apresentadas a ele, alguma ferramentas que serão utilizadas no trabalho.

As palavras dele foram reforçadas pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Segundo ele, o Programa Nacional de Imunização é uma das mais bem sucedidas iniciativas de saúde pública, com reconhecimento internacional.

Prefeito David Almeida participa de reunião sobre a imunização infantil

Participaram da reunião técnicos dos departamentos de Atenção Primária à Saúde (DAP) e de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae).

“Esse é mais um avanço para melhorarmos a saúde da nossa população, aumentando a cobertura vacinal”, disse David Almeida.

Doenças como poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche, meningite e hepatite B serão prevenidas com a vacinação.

O prefeito parabenizou  as equipes da Semsa pelo empenho ao longo da campanha de vacinação contra a Covid-19 e pelos resultados do último fim de semana.

Mais de 15 mil crianças foram vacinadas em uma parceria com a área de Educação.

Ele garantiu que  todo o esforço continuará a ser feito na sua gestão para resgatar o Programa Nacional de Imunização.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, as ações de promoção devem ser iniciadas ainda este mês.

Dentre as estratégias, estão a busca ativa de crianças em atraso com as vacinas; pesquisa e avaliação vacinal na rede pública de ensino.

“Haverá, também, discussões com especialistas e uma campanha de sensibilização  para adesão massiva às vacinas infantis preconizadas pelo Ministério da Saúde”, reforçou.

Abaixo do esperado

A cobertura vacinal está abaixo do esperado desde 2018, agravada ainda mais pela pandemia da Covid-19, em função do isolamento e do afastamento das crianças das salas de aula.

Segundo a secretária de Saúde, tudo apoiado pela circulação de informações falsas sobre as vacinas, que colocaram em dúvida os benefícios da vacinação.

 

Fonte: Semsa