Prédio abandonado desaba parcialmente no Centro e área é interditada

Prédio abandonado desaba parcialmente no Centro e área é interditada. fato aconteceu na rua Epaminondas, esta segunda-feira (28/3). Desabamento do telhado levou junto parte do imóvel.

Prédio abandonado desaba parcialmente no Centro e área é interditada.

O desabamento de um telhado de barro derrubou, parcialmente a fachada frontal de uma casa localizada na rua Epaminondas, Centro da cidade, zona Sul.

Toda a área do imóvel foi interditada. Na verdade, tratava-se de um prédio abandonado que, em razão do tempo e das chuvas, não aguentou e cedeu.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), deslocou uma equipe ao local, juntamente com técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Prédio abandonado desaba mas ninguém saiu ferido. Toda a área foi interditada pelo poder público

A Defesa Civil foi acionada e iniciou o processo de vistorias e avaliação das estruturas, para que as residências próximas do prédio afetado, possam ser liberadas ou não.

O incidente ocorreu por volta das 7h.

Desde as 8h, a Defesa Civil começou a atuar, junto com a equipe de engenharia, que vistoriou e fez avaliação necessária, para garantir a segurança dos transeuntes e moradores.

O prédio afetado está na listagem de interesse de preservação, e também numa lista de imóveis abandonados, na área central.

A responsabilidade em relação à manutenção, preservação e a própria segurança dos moradores, cabe ao proprietário, por se tratar de imóvel particular.

Cabe ao poder público adotar ações de fiscalização e, principalmente, diante do sinistro, interditar e notificar o proprietário para tomar ciência e as medidas cabíveis urgentes.

A interdição determina a imediata proibição de parte ou da totalidade de uma edificação, sendo aplicável quando existir risco à segurança de pessoas, bens e instalações públicas.

Segundo a lei 003, sem seu capítulo II, artigo XI, é obrigatória a manutenção e limpeza de terrenos e imóveis abandonados, assim como seu fechamento com muros ou cercas.

Isso, com o objetivo de garantir a segurança dos imóveis lindeiros.

Fonte: Implurb