População ribeirinha de Barcelos recebe Projeto Amigos da Comunidade

Promotora de Justiça Karla Cristina da Silva (à direita) participou de ação social na zona rural do município de Barcelos. Ela ouviu demandas da população e esclareceu as pessoas sobre seus direitos.

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Barcelos, participou, nos dias 26 e 27/06, de evento integrante do Projeto Amigos da Comunidade. O objetivo do projeto é levar cidadania a comunitários ribeirinhos do município, por meio da prestação de serviços, distribuição de kits de alimentação, higiene e brinquedos, além de serviços básicos de saúde.

Em equipe formada por comerciantes, integrantes do Exército e profissionais das áreas do direito, saúde, estética e outras, visitou seis comunidades de Barcelos. Os ribeirinhos receberam atendimento médico-odontológico, emissão de documentos, informações sobre alistamento militar, serviços de corte de cabelo, manicure e pedicure, atividades recreativas para as crianças, além da distribuição de roupas, brinquedos e kits de higiene.

“A Promotoria de Justiça de Barcelos integra a equipe com o objetivo de levar informações e atendimento a essa população que, por vezes, não tem acesso aos seus direitos mais básicos. O intuito é ouvir as demandas dos comunitários e conscientizá-los de sua posição como sujeitos de direitos”, destacou a Promotora de Justiça Karla Cristina da Silva.

mosaico sa -gabrieldacachoeira-1 46d6d

O Projeto Amigos da Comunidade é uma iniciativa da Igreja Presbiteriana e do Cartório Único de Barcelos, com o apoio do Exército, do comércio local e da Associação Indígena de Barcelos (ASIBA). A equipe visitou moradores das comunidades Romão, Bacabal, Bacuquara, Jaqueira, Nova Esperança e Terra Preta.