Parlamento Jovem encerra atividades com premiação aos participantes

A 12ª Legislatura do Parlamento Jovem concluiu as atividades na tarde desta sexta-feira (17), durante cerimônia no auditório Senador João Bosco da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Na ocasião, os jovens deputados autores dos três melhores Projetos de Lei (PL), assim como os suplentes, foram premiados pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, através da Gerência de Educação Cidadã. Todos os participantes da versão 2019 foram agraciados com diplomas de deputados jovens e suplentes.

Os primeiro, segundo e terceiro colocados receberam, respectivamente, da Aleam, um notebook, um tablet e uma caixa de som bluetooth. Houve ainda a premiação por conduta parlamentar a seis jovens deputados e a cinco jovens deputadas.

O encerramento dos trabalhos foi marcado ainda por uma palestra sobre a Polícia Federal, ministrada pelo delegado da Polícia Federal, Victor Mota. Em sua explanação, Victor discorreu a respeito da atuação do órgão, destacando o combate aos crimes de colarinho branco como um novo foco da PF, Operação Lava Jato, entre outros tópicos.

Mota também falou dos passos para se chegar a ser um delegado federal. “Eu tenho certeza que eu dei a minha parcela de contribuição para que esses jovens tenham futuros brilhantes”, afirmou o palestrante. Ao final da conversa com os jovens deputados, o delegado sorteou o livro Crime.Gov, cuja ganhadora foi a estudante Lygia Rodrigues Teixeira, da Escola Estadual Professora Sebastiana Braga.

De acordo com a Banca Avaliativa do Parlamento Jovem, o melhor PL foi o da estudante Karen Raquel Pereira de Souza, do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre. Na propositura, a jovem deputada dispõe sobre medidas e procedimentos de conscientização às queimadas urbanas ocorridas no âmbito do estado do Amazonas.

A segunda colocação ficou com o projeto do aluno Elsson Daniel Sampaio Machado, da Escola Estadual José Cláudio de Souza, que institui o acompanhamento psicológico na rede pública de ensino do estado do Amazonas. Já o terceiro lugar coube a André Luiz Girão Ferreira, da Escola Estadual Cecília Ferreira da Silva, com uma propositura dispondo sobre a criação do Programa de Combate ao Desperdício de Alimento em Escolas da Rede Pública de Ensino.

Entre os suplentes a classificação ficou a seguinte: em primeiro, o estudante Félix Jordan Silva de Araújo, da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, com o PL dispondo sobre a oferta de aulas de língua portuguesa para estrangeiros por alunos de cursos de idiomas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); em segundo, Thaís Stefane Oliveira Bernardino, da Escola Estadual Josué Cláudio de Souza, com a propositura dispondo sobre a promoção de parcerias entre a rede pública de ensino e estagiários para o desenvolvimento de ações na área de saúde.

Na terceira posição, a estudante Larissa da Silva Lima, do Centro de Educação Sesc – José Roberto Tadros, com o PL dispondo sobre a obrigatoriedade das unidades de ensino estadual receberem funcionários da Fundação Hemoam para palestrarem sobre a necessidade da doação de sangue.

A presidente do Parlamento Jovem 2019, Sthefany Cabral de Castro, aluna da Escola Estadual Adelaide Tavares, avaliou como positivo o trabalho desenvolvido pela 12ª Legislatura. “Daqui estão saindo jovens com uma consciência política – com noção do que é política -, porque não é aquilo que a mídia prega. Então, nesses dias, aqui na cada do povo, a gente aprendeu que a política é muito mais do que se imagina”, destacou Sthefany.

A gerente de Educação Cidadã da Escola do Legislativo, Cassandra Serejo dos Anjos, classificou o desempenho dos jovens deputados como satisfatório. “Tanto os deputados titulares como os suplentes fizeram bonito”, afirmou Cassandra, lembrando que a novidade deste ano foi a premiação dos suplentes.

 

O que é

 

O Programa Parlamento Jovem (PPJ) é uma iniciativa da Aleam, cujo objetivo é possibilitar que alunos vivenciem a rotina de um deputado estadual e do processo democrático. Os estudantes participam de uma jornada parlamentar na Casa, onde são diplomados e exercem um mandato de duas semanas. Cada um dos 24 deputados jovens eleitos é apadrinhado por um deputado estadual. Um deles representará o Amazonas no Parlamento Jovem Brasileiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).