Pais de alunos especiais participam de palestra sobre saúde bucal

Pais de alunos especiais participam de palestra sobre saúde bucal. Como já é de costume a participação dos familiares, as palestras foram realizadas esta segunda-feira (7/3).

Pais de alunos especiais participam de palestra sobre saúde bucal.

Isso aconteceu pelo fato da educação municipal ter essa característica, de ser executada junto com os familiares, para sensibilizar pais e responsáveis sobre a importância da saúde bucal.

A ação envolveu os turnos matutino e vespertino e foi realizada no Complexo Municipal de Educação Especial (Cmee), localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Pais e responsáveis de alunos especiais participaram da palestra e dos treinamentos práticos

A coordenação ficou a cargo da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A palestra foi conduzida pela cirurgiã-dentista Vela Lúcia Pires, servidora da Semed há 20 anos.

Ela está lotada no Cmee André Vidal há um ano e meio.

Na ocasião, foi explicado aos pais e responsáveis a importância da conservação dos chamados ‘dentes de leite’, para se ter uma higiene bucal comprometida com o todo.

“Esse todo inclui uma higiene bucal comprometida de uma forma geral, pois muitas vezes os pais se esquecem de manter os cuidados com os dentes”, ressaltou.

Segundo ela, esse trabalho de prevenção evitará problemas maiores no futuro.

Durante o evento, houve também a parte prática do conteúdo, oportunidade em que a palestrante explicou quais os procedimentos adequados em relação ao modo de escovar os dentes.

Instrumentos lúdicos foram confeccionados pela própria dentista, com materiais reciclados, que serviram para dar maior entendimento aos participantes.

Para ela, o visual é uma das maiores preocupações atualmente e isso não excetua as crianças, por isso foi usado este material para gerar uma rotina mais prazerosa na escovação.

A psicóloga do Cmee, Érika Simões, explicou a finalidade do programa, que envolve 16 alunos.

O ‘Programa de Estimulação Especial’ trabalha com crianças de 1 ano a 3 meses e 11 meses, que apresentem dificuldade no seu desenvolvimento psicossocial.

Nesse sentido, foi feito esse trabalho para minimizar as deficiências e dificuldades que essas crianças apresentam, para que sejam inseridas no ambiente da escolarização normal.

Fonte: Semed