Nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas toma posse

Vânia Marinho toma posse como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas

A nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas toma posse na sessão do Tribunal Pleno desta terça-feira (06), aconteceu a posse da nova desembargadora, Vânia Maria Marinho, em solenidade transmitida por videoconferência, com a participação de autoridades locais e nacionais e familiares da empossada.

 

 

A nomeação da ex-promotora de Justiça aconteceu no dia 30 de março, pelo governador Wilson Lima, em vaga destinada a membro do Ministério Público do Amazonas, chamado Quinto Constitucional, um dispositivo que prevê o preenchimento de um quinto das vagas dos tribunais estaduais, por advogados e membros do MP.

O currículo de Vânia Marinho é extenso. Ela tem 61 anos, casada, formada em Geologia e Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em Direito Civil e Processo Civil; mestrado em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas; e cursa o doutorado em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais.

Ingressou no Ministério Público em 1998, trabalhou nas Comarcas de Tefé e Silves, também na 44.ª Promotoria de Justiça perante a 1.ª Vara da Fazenda Pública Municipal; na 18.ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e na 52.ª Promotoria de Urbanismo. Atuou como promotora da 28.ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, perante a Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Manaus.

Desde 2006 atua como professora da Universidade do Estado do Amazonas, ministrando módulos de Legislação Ambiental e disciplinas relacionadas a Crimes Ambientais