Na FCecon, Parque de Imagem realiza mais de 40 mil procedimentos

A tomografia, utilizada para o rastreio e avaliação do tratamento contra o câncer, foi o procedimento mais demandado

O Parque de Imagem da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou mais de 40 mil procedimentos de janeiro a novembro de 2023, entre mamografias, tomografias, ultrassonografias, raio-x e biópsias guiadas por tomografia. O procedimento mais demandado foi a tomografia – 20.961 mil.

Segundo o médico especialista em Radiologia, Sócrates Lote, os exames de imagem são utilizados para o rastreio, diagnóstico, controle e avaliação da efetividade do tratamento contra o câncer. Ele disse que são atendidos pacientes ambulatoriais, internados e do serviço de Urgência e Emergência, tanto da capital quanto do interior.

Lote frisou que os exames mais demandados na unidade hospitalar foram a tomografia – 20.961, seguida pela ultrassonografia – 11.358 e o raio-x – 6.588. “Esses exames são solicitados pelo médico oncologista para agilizar o processo de diagnóstico e/ou detectar a evolução da doença. Sobre o raio-x, é utilizado na avaliação em pré-operatórios, por exemplo, o risco cirúrgico, principalmente”, salienta.

Quanto à tomografia, ultrassonografia e mamografia, Lote destaca que esses exames apresentam imagens mais definidas e com maior nível de detalhes para o diagnóstico do câncer, além de ajudar na realização das biópsias.

Mamógrafo digital

Em junho de 2022, a FCecon adquiriu um mamógrafo digital com estereotaxia, que permite a realização de biópsia na hora, sem a necessidade de internação para o procedimento cirúrgico. Após um ano da aquisição, o aparelho possibilitou a realização de 122 exames, de acordo com a gerente do Parque de Imagem, enfermeira Fabiana Moreira.

“São mulheres que não precisaram ser internadas para a realização da cirurgia e, assim, não ocuparam leitos, permitindo maior economia para o hospital. Essas mulheres fizeram o procedimento de forma ambulatorial, sem nenhum agravamento após o exame, o que é um avanço para o hospital”, comemora Moreira.

Conforme Moreira, as biópsias são realizadas pelos procedimentos de tomografia, mamografia e ultrassonografia.

Fotos: Laís Pompeu/FCecon