Na ExpoAcre, Suframa atua para atrair investimentos e fomentar a economia

Até o próximo dia 4 de agosto, o Parque de Exposições do Acre abriga a 46ª edição da ExpoAcre, evento considerado uma vitrine de agronegócios do Estado que tem, dentre outros objetivos, movimentar a economia local e fomentar o turismo e o lazer na região. Além destas propostas, o evento tem uma área destinada ao Comitê da Cultura Exportadora, o qual a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) – por meio de sua coordenação regional de Rio Branco (CoreRBR) – é integrante e, com vistas a ampliar o debate acerca do incremento do comércio exterior no Acre, tem participação ativa no espaço.

Para contribuir com o objetivo do evento, técnicos da Autarquia estão à disposição de empresários de diversos segmentos, funcionários públicos e de entidades privadas, empreendedores e do público em geral para informar sobre como os incentivos administrados pela Suframa na área de abrangência do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) – que compreende os Estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá – podem favorecer as atividades industriais, comerciais, de serviços e agropecuárias no Estado.
“Fizemos um informativo que está sendo distribuído aos visitantes para buscar divulgar quais os diferenciais de se atuar na região. Os que já conhecem a atuação da Suframa, sabem como a Zona Franca de Manaus pode propiciar um ambiente de negócios favorável a diversos tipos de empreendimentos. Nossa equipe está capacitada a minimizar dúvidas e trabalhar em conjunto para atrairmos investimentos e fomentarmos a economia local, favorecendo toda a sociedade”, afirmou a coordenadora regional da Suframa, Maria Thereza Alves.
Sobre a iniciativa de se expandir o comércio do Estado com foco nas exportações, Maria Thereza disse que “temos nos reunido com o governo do Estado e entidades parceiras para trabalharmos as questões de infraestrutura, questões logísticas e diversos outros pontos de forma a diagnosticarmos possíveis entraves que dificultam as exportações e importações por meio do Acre. Estamos aqui para ouvirmos as demandas dos segmentos produtivos e discutirmos o melhor caminho a ser seguido para estimular o comércio exterior, contribuindo ativamente para a balança comercial estadual e do País”.
Qualificação empresarial
Durante a ExpoAcre, no Espaço da Indústria, foi promovido nesta quarta-feira (31) um encontro entre o Comitê Gestor do Plano Acreano da Cultura Exportadora (Pacex) e o Comitê Integrado de Comércio Exterior de Empresários Privados, ocasião na qual a Suframa e os demais atores envolvidos realizaram uma reunião com empresários interessados em promover operações de importações e exportações para participar de uma apresentação da proposta da Rede Empresarial de Comércio Exterior Brasil – Bolívia – Peru, a “Rede de Negócios Comex”. A coordenadora regional da Suframa afirmou que “a proposta deste encontro, conforme a iniciativa, será a realização de uma agenda de atividades que visem à preparação e qualificação empresarial, bem como a realização de relações comerciais com empresários de países fronteiriços”.
Agenda estadual
Neste ano, a Suframa tem buscado fortalecer sua atuação junto a todos os Estados dentro de sua área de atuação. No Acre, além de uma agenda positiva proposta pela alta administração da Autarquia, ações com parceiros públicos e privados têm permitido a realização de reuniões para debater assuntos de interesse na região, bem como capacitar servidores, empresários, empreendedores e demais interessados nos diferenciais ofertados dentro da região coberta pelo modelo Zona Franca de Manaus.