Mudanças climáticas no Amazonas acendem alerta na Assembleia Legislativa

Durante a Sessão desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados estaduais comentaram e alertaram a população sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo este ano, como a seca nos rios, aumento de temperatura e ocorrência de temporais, como o que atingiu a cidade de Juruá, na última sexta-feira (8).

O deputado Cabo Maciel (PL) citou o caso de Juruá (719 quilômetros de Manaus), que sofreu um temporal, com ventos fortes, causando destruição de dezenas de casas, comércios e escolas, além de derrubar árvores. “Entrei em contato com o governador Wilson Lima para dar celeridade na solução desse desastre que deixou mais de 800 pessoas em estado de calamidade. Vamos remanejar recursos de emenda parlamentar para ajudar a população de Juruá”, anunciou.

“Apesar da tempestade só ter durado alguns minutos, os ventos chegaram a cerca de 100 km/h. Por conta disso, grande parte da cidade ficou sem luz elétrica e, aproximadamente, 80 casas foram atingidas. Mesmo com os estragos causados, não foi registrada nenhuma morte e nenhum morador ficou ferido”, diz nota da Prefeitura de Juruá.

Seca

Quatro municípios estão atualmente em situação de emergência no estado do Amazonas: Envira, Itamarati, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença. Além disso, treze cidades estão em estado de atenção, enquanto outras quinze permanecem em alerta devido às condições dos rios na região, principalmente o rio Negro, que tem descido 20 cm por dia, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Os deputados Cabo Maciel e Adjuto Afonso (União Brasil) abordaram a seca que ocorre nos rios do estado. Segundo Maciel, o governo estadual liberou R$ 100 milhões para auxiliar os municípios atingidos. Já Adjuto se disse muito preocupado com as mudanças climáticas.

“Há dois anos, tivemos a maior enchente da história e agora devemos ter uma grande seca. Recebi um vídeo de Boca do Acre (distante 1036 quilômetros de Manaus), mostrando que entre Boca do Acre e Pauini (936 quilômetros) não passa mais nem canoa”, revelou.

Segundo Adjuto Afonso, o governo estadual, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), suspenderá a cobrança de financiamentos de cidadãos residentes nas cidades atingidas, visto que não terão como honrar os compromissos.

“Por enquanto, os pagamentos estão sendo postergados, mas se esse sofrimento perdurar, com certeza o governo irá conceder anistia de débitos, com o apoio desta Casa”, anunciou.

Setembro Amarelo

A deputada Mayra Dias (Avante) citou a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio e chamou a atenção para um aspecto que, segundo ela, é subestimado: a depressão infanto-juvenil.

“A depressão nessa fase é uma realidade dolorosa e invisível. O estigma dessa doença e a falta de compreensão torna mais difícil para as crianças e jovens procurarem ajuda e também para que o adulto perceba as mudanças”, explicou.

A deputada anunciou que apresentou um Projeto de Lei para instituir uma campanha de conscientização sobre a depressão infanto-juvenil.

“Queremos promover a conscientização e combate à depressão em crianças e adolescentes e também informar a população sobre os sintomas, causas e tratamento. De todos os casos de depressão, cerca de 10% são ocorrências em crianças e adolescentes. É preciso reconhecer a seriedade da depressão e auxiliar as famílias que possuem casos em casa”, alertou.

Foto: Hudson Fonseca