Moradores de rua do Centro serão atendidos pela Prefeitura

Moradores de rua do Centro serão atendidos pela Prefeitura. Foram mapeadas áreas de apoio para atender pessoas nesta situação, além de um trabalho de sensibilização dessa população.

Moradores de rua do Centro serão atendidos pela Prefeitura.

Uma equipe da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), fez uma vistoria na área central da cidade, esta quinta-feira (10/3).

O objetivo foi identificar áreas que possam servir como ponto de apoio para atendimento e sensibilização da população em vulnerabilidade, ou seja, moradores de rua.

Com base no mapeamento realizado para dar suporte aos projetos do “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida, os integrantes da equipe visitaram vários locais.

Equipes da prefeitura visitaram o Centro em busca de possíveis locais de apoio

O diretor-presidente do  Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, juntamente com a titular da Semasc, Jane Mara Moraes, foram em busca de possíveis bases.

Eles visitaram prováveis locações para abrigar estruturas provisórias, que vão servir para atender com alimentação e higienização os que forem resgatados.

Com isso, será oferecida uma maior dignidade às pessoas que hoje ocupam as praças da Matriz e o Paço Municipal.

Após a identificação dos locais, serão instalados contêineres, para que sirvam de instalação provisória e de atendimento à essa população.

As pessoas receberão orientação quanto aos seus direitos, terão os dados inseridos no Cadastro Único e receberão alimentação e serviços de higienização, troca de roupa e banho.

Além disso, terão ao seu dispor todo o apoio para serem reinseridos no convívio com a sociedade e suas famílias.

A Secretaria municipal do Trabalho, empreendedorismo e Inovação (Semtepi), será acionada para que possa oferecer vagas de inserção aos trabalhadores, no mercado profissional.

Além disso, a secretaria também realizará cursos de capacitação especialmente para esse público que será resgatado das ruas.

Dados oficiais do Cadastro Único indicam que existem 857 pessoas em situação de rua em Manaus.

A proposta com a locação de um atendimento específico no Centro, é levar o serviço mais próximo a quem necessita e identificar se esse contingente é maior do que os números oficiais.

Fonte: Implurb