Mausoléu de padres no cemitério do Tarumã é entregue à Igreja Católica

Mausoléu de padres no cemitério do Tarumã é entregue à Igreja Católica. A construção foi uma forma da prefeitura homenagear e honrar a memória dos sacerdotes.

Mausoléu de padres no cemitério do Tarumã é entregue à Igreja Católica.

O mausoléu foi entregue na quinta-feira (17/3) pelo secretário Sabá Reis, titular da Secretaria Municipal  de Limpeza Urbana (Semulp).

Presente ao evento, o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, rezou uma missa em ação de graças, após uma procissão ocorrida no local.

O cemitério Nossa Senhora das Graças está localizado no bairro Tarumã, zona Oeste da cidade.

Mausoléu é entregue ao arcebispo de Manaus, no cemitério do Tarumã

O mausoléu foi erguido pelo poder público como uma forma de homenagear e honrar a memória dos padres e diáconos por toda a dedicação em vida à capital amazonense.

A construção foi projetada pelos garis e construída pelos próprios coveiros que trabalham no local. Todos servidores da Semulsp.

No total, foram criadas 8 gavetas e 33 ossários, sendo considerado um monumento no campo-santo.

De acordo com Sabá Reis, o espaço atende a uma antiga solicitação da Arquidiocese de Manaus, e servirá para homenagear os religiosos que foram responsáveis pelo desenvolvimento da capital.

Segundo o secretário, o prefeito David Almeida é amigo da Igreja Católica e tem muita devoção pelo trabalho social que os padres realizaram e realizam.

Pensando assim, ele idealizou uma construção que não fosse somente um mausoléu, mas também um monumento para a cidade de Manaus.

Como uma forma de inauguração da obra, os restos mortais de dois padres que estão em outros cemitérios, serão transladados para lá.

Como muitos padres são estrangeiros, e morreram longe de suas famílias, sem um parente em Manaus ou no Brasil, ganharão uma morada eterna digna.

Além de que, no Dia dos Finados, todos os católicos terão a oportunidade de prestar reverência a esses padres, com velas e preces.

O arcebispo de Manaus destacou que há um longo tempo que a Arquidiocese ansiava por um local como este. Ansiava e pedia.

Parceria

No mês passado, a Semulsp, em parceria com o Governo do Amazonas, realizou  a limpeza da antiga Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.

O espaço deverá ser transformado em um centro de serviços sociais, gerenciado pela Arquidiocese de Manaus.

A recuperação foi acertada também em fevereiro deste ano, com o arcebispo de Manaus.

Estiveram presentes à reunião, o padre Danival Lopes; o secretário Sabá Reis e o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo.

Fonte: Semulsp