Projetos de escolas da rede municipal de ensino serão apresentados em feira de ciências do Amapá

Dois projetos de escolas da rede municipal de ensino foram selecionados para a 7ª edição da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), que ocorrerá entre quarta, 25, e sexta-feira, 27/9. Os projetos da escola municipal Paula Aliomar, localizada na zona ribeirinha, e da Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) André Vidal de Araújo, na zona Centro-Sul, fazem parte dos 120 projetos selecionados de todo o país.

 

Os professores, alunos e o coordenador do programa Ciência na Escola (PCE), Rosivaldo Moreira, embarcam para Macapá (AP), na madrugada desta terça-feira, 24, e antes da ida, se reuniram na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para receber instruções e as passagens, que foram doadas pela Prefeitura de Manaus.

 

De acordo com Rosivaldo, as escolas foram selecionadas por conta do destaque que elas tiveram na Feira de Ciências da Amazônia, realizada em 2018.

 

”As escolas são participantes da Feira de Ciências da Semed e do Programa Ciência na Escola e ano passado participaram da Feira de Ciências da Amazônia, na qual eles se credenciaram para a Feceap, que é uma feira internacional que abrange projetos de toda a América”, informou.

 

Além da presença na Feceap, os alunos e os professores concorrem a participação em outras feiras nacionais e internacionais, como a Feira de Ciências no México.

 

Para a chefe da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Semed, Rita Ester, os resultados positivos são frutos de um trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, valorizando a pesquisa, o que gera novos conhecimentos, não apenas para os professores, mas para os estudantes que cada vez mais se envolvem em projetos de pesquisa.

 

“O reconhecimento e a participação de nossos estudantes em um evento deste porte é um salto de qualidade na educação do município de Manaus”, comentou.

 

Projetos

Os projetos selecionados para a Feceap são “Riqueza dos pontos turísticos de Manaus no mundo da matemática”, da EMEE André Vidal, e “Eu leitor, ouvinte ator”, da escola municipal Paula Aliomar, que aborda a cultura indígena.

 

“A inspiração para esse trabalho surgiu na feira de ciências de 2017 com o tema ‘A matemática está em tudo’, tendo como base os pontos turísticos de Manaus, proporcionando interação social aos alunos”, completou a professora Eliane Veiga, responsável pelo projeto da EMEE André Vidal.