Manaus participa do consórcio para aquisição de vacinas

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou na tarde de desta segunda-feira, (01), durante a reunião com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o termo de compromisso que garante a participação de Manaus no consórcio para aquisição das vacinas contra a Covid-19.

 

– Para o prefeito, participar do consorcio é uma necessidade frente ao momento difícil que a cidade passa com a pandemia do novo coronavírus.

 

Mas, até a compra das vacinas a caminhada será longa. A expectativa é de que na próxima sexta-feira (5), uma minuta seja distribuída aos prefeitos envolvidos no consorcio, para que encaminhem o projeto às suas Câmara Municipal para aprovação.

 

Ação prática

Amanhã (3), um comitê formado por prefeitos das cinco regiões do país participará de uma visita à fábrica da empresa Neoquímica, em São Paulo, para conhecer como será realizado o processo de fabricação da vacina Sputnik V, desenvolvimento pelo Fundo Soberano da Rússia.

 

Segundo representante do consorcio de prefeitos, haverá um repasse financeiro (que está prevista em lei) pelo governo federal para o consórcio e, com a lei do senador Rodrigo Pacheco – que reafirma que o não cumprimento do PNI, os municípios podem fazer a aquisição das vacinas, com isso nenhuma prefeitura vai precisar, neste momento, desembolsar nenhum valor.

 

– A Frente Nacional de Prefeitos está fazendo toda a estruturação jurídica desse consórcio de compras de vacinas.

 

Se tudo der certo, o prazo para a conclusão dos trâmites legais é dia 22 de março, porém, a data da aquisição das vacinas não foi informada.