Manaus integra o Grupo que atuará no aprimoramento do SUS

Manaus integra o Grupo que atuará no aprimoramento do SUS. O grupo é formado por nove municípios que apresentaram uma boa performance na utilização desse serviço.

Manaus integra o Grupo que atuará no aprimoramento do SUS.

A Prefeitura de Manaus passou a integrar o grupo de colaboração do sistema e-SUS/PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), do Ministério da Saúde (MS).

A entrada no grupo, formado por nove municípios, foi conquistada graças à boa performance da cidade na utilização do sistema do Governo Federal.

O sistema reúne informações clínicas dos usuários atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o objetivo de facilitar o fluxo de atendimento na rede municipal.

Com a entrada de Manaus no Grupo de Trabalho do MS, a gestão municipal de saúde local, terá condições de colaborar para melhorias no sistema.

Manaus integra grupo seleto do Ministério da Saúde que trabalha na melhoria do e-SUS

Isso será possível através da identificação das necessidades dos usuários, pelos profissionais de saúde no registro de dados.

A secretária de Saúde de Manaus, médica Shádia Fraxe, comemorou a entrada de Manaus nesse grupo seleto do Governo Federal, por méritos.

Segundo ela, esse resultado deve-se ao empenho dos servidores da Pasta, que se dedicam ao manejo de dados e à compreensão da dinâmica do sistema.

“Um esforço que permite hoje, que cem por cento de suas unidades básicas de saúde trabalhem com o sistema”, explicou.

Segundo ela, a entrada de Manaus nesse grupo, se deu através do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, que fez a indicação de Manaus.

Fez a indicação, também, dos demais municípios, considerando suas experiências na utilização dos sistemas, e apresentou a proposta ao Ministério da Saúde.

O fato da cidade implantar o e-SUS/PEC em todos os estabelecimentos de saúde, foi relevante para a entrada no GT.

Além de Manaus, entraram as cidades de Londrina (PR), Juazeiro do Norte (CE), Severiano (RN), Coronel Fabriciano (MG), Pelotas (RS), Otacílio Costa (SC), Vila Velha (ES) e Arujá (SP).

Fonte: Semsa