Locais históricos do Centro têm lista revisada

Locais históricos do Centro têm lista revisada. Um total de 1.656 unidades históricas, 10 praças e 11 armazéns fazem parte da nova lista que será publicada no Diário Oficial de Manaus.

Locais históricos do Centro de Manaus têm lista revisada.

Dentro dessa lista, constam também vários tipos de vias e nomes de ruas. Técnicos da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH), estão verificando divergências na base cadastral.

Muitas divergências foram encontradas no Boletim de Cadastro Imobiliário (BCI), por isso os técnicos estão fazendo vistorias e produzindo levantamento de material fotográfico dos lotes.

Durante o trabalho de vistoria em campo, novas unidades foram incluídas e classificadas como de interesse de preservação de primeiro e segundo graus.

Endereço, número dentro do sítio histórico, subsetor do Plano Diretor, classificação e tombamento (quando existir), uso do imóvel, fotos antigas e atuais são inseridos na plataforma de dados.

Essas inserções geram as chamas fichas técnicas, contendo ainda, dados das fachadas e cobertura, indicando se a edificação/lote está abandonada ou não.

 

Lista de unidades históricas do Centro de Manaus está sendo revisada

Revisão

Desde 2004, a listagem das edificações  de interesse de preservação não passa por uma revisão minuciosa.

Durante todo esse período, decretos tiraram alguns imóveis da lista, ocorreram reformas ou até mesmo, total abandono e ruínas de alguns bens.

Muitas unidades desapareceram  e outras foram reestruturadas, portanto não tendo mais necessidade de constarem da lista.

A atualização com georreferenciamento e mapas geográficos modernos, vão permitir uma melhor leitura e compreensão do Centro Antigo.

Trabalho interrompido

A revisão foi iniciada mas não foi finalizada, isso nos últimos cinco anos.

Com esse novo trabalho, será feita uma ampla compilação, inclusive duplicidade de endereços e de imóveis citados, tanto em primeiro quanto em segundo grau.

Após concluído o trabalho, o Banco de Dados vai permitir um melhor desempenho em relação a essas unidades históricas.

Terão cobertura tanto as ações integradas de planejamento e desenvolvimento de projetos da Prefeitura de Manaus, quanto na fiscalização.

Fonte: Implurb