Legado de Saul Benchimol é lembrado na Aleam

Legado de Saul Benchimol é lembrado na Aleam. Os parlamentares lamentaram o falecimento  do empresário, ocorrido na noite do último domingo (13), aos 87 anos.

 

Legado de Saul Benchimol é lembrado na Aleam.

Além de ser um dos fundadores da Rede Bemol e Fogás, atuou como professor da então Universidade do Amazonas (UA), hoje Ufam, por 36 anos. Benchimol cursou mestrado na Universidade New México e também era pós-graduado em Economia Internacional pela Universidade de Yale.

Foi, também, membro da Academia Amazonense de Letras, desde 2001, tendo sido autor de 109 publicações, sendo o livro “A saga de um judeu na Amazônia”, sua última obra.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), disse que Saul Benchimol deixou um legado ao Amazonas e transmitiu solidariedade à família. “Com uma trajetória brilhante dedicada ao magistério e à atividade empresarial, Saul Benchimol deixa um legado de determinação, perseverança e empreendedorismo, de alguém que sempre quis o melhor para sua terra”, enfatizou Cidade.

Aluno nos anos 1960 e, posteriormente, amigo de Benchimol, o deputado Serafim Corrêa (PSB) manifestou-se nas redes sociais a perda. “Não apenas eu perco. Perde a sua família, os seus amigos, que eram muitos, a academia, o mundo empresarial e o Amazonas como um todo. Saudades do meu amigo, mestre e conselheiro Saul Benchimol. Meus sentimentos à família”, lamentou o socialista.

A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) destacou que Saul Benchimol foi um profissional e um professor incansável que fez a diferença na vida de quem o conheceu. “Contribuiu muito com o crescimento e desenvolvimento de nosso Estado, principalmente de Manaus. Fez parte da geração de empregos e renda como um dos fundadores de grandes empresas. Sempre estará em nossos corações e seu legado permanecerá”, afirmou.

A deputada Joana Darc (PL) disse que recebeu a notícia com tristeza. Ela afirmou que sua contribuição à sociedade amazonense foi inestimável. “O professor Saul Benchimol contribuiu e muito para a sociedade amazonense, com a geração de emprego e renda, entre outras benfeitorias. Deixo aos familiares e amigos meus sinceros votos de pesar e solidariedade. E peço a Deus que receba o professor Benchimol em sua morada eterna!”, lamentou a parlamentar.

Os deputados Felipe Souza (Patriota) e Saullo Vianna (PTB) também lamentaram o ocorrido. “Perdemos um grande homem. Visionário, empreendedor, que fez muito pelo Amazonas e pelos amazonenses. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, disse Souza.

Já Vianna relembrou Saul Benchimol como um visionário, um homem à frente de seu tempo. “Sem dúvida, um dos empreendedores que sempre apostou na qualidade da mão de obra local, ajudou a gerar muitos empregos e construiu um legado que até hoje se mantém firme e continua sendo um dos expoentes na geração de emprego e renda no nosso Estado”, concluiu o deputado.

Ao lamentar o falecimento do professor Benchimol, o deputado Tony Medeiros (PSD) também falou sobre sua contribuição para a educação do Amazonas e destacou que será lembrada por gerações. “Empresário de sucesso, que comandou durante muito tempo a Bemol e a Fogás, mas o legado mais importante é justamente o seu trabalho na educação, com suas 109 publicações. O Brasil acordou hoje intelectualmente mais pobre”, finalizou.

Mérito Legislativo

O deputado Serafim Corrêa propôs a Resolução Legislativa nº 46 de 2021 e a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade a entrega da Medalha Ruy Araújo, a mais alta comenda concedida, em setembro de 2021, a Saul Benchimol.

“Recebo essa homenagem com o coração cheio de alegria, mas precisamos segurar as emoções. O deputado Serafim é um amigo, parceiro de muitas jornadas, então esse é um momento que muito me honra. Minha gratidão a ele e à Assembleia Legislativa do Amazonas”, disse Saul à época.

Serafim Corrêa afirmou ainda que Saul Benchimol era a memória viva do povo judeu na Amazônia, representante de uma família que construiu com serenidade e honestidade seu legado no estado do Amazonas. “O professor Saul Benchimol é um homem com personalidade, caráter, que sempre quis o melhor para a sua terra e para a sociedade. O meu carinho, respeito e admiração a ele. Nada mais justo do que o professor Saul Benchimol ser homenageado com a medalha, que reconhece a vida daquelas pessoas que contribuíram para o nosso desenvolvimento e o nosso crescimento. Creio que a minha geração toda que se formou em Economia foi aluna do professor Saul Benchimol”, destacou Serafim na ocasião.