Lançado o novo ‘Currículo Escolar Municipal de Manaus’

Lançado o novo ‘Currículo Escolar Municipal de Manaus’

Foi lançado nesta terça-feira (06), de forma on-line, o novo “Currículo Escolar Municipal de Manaus”.

 

Educação infantil terá competências tecnológica.

Foi lançado o novo ‘Currículo Escolar Municipal de Manaus’ com a proposta é direcionar o processo de aprendizagem dos mais de 240 mil alunos da rede municipal de ensino.

O evento foi transmitido pelo YouTube, no canal “Semed Educação Manaus” e contou com a participação de mais de 1,5 mil pessoas, entre educadores, gestores e assessores pedagógicos.

Com o lançamento do novo “Currículo Escolar Municipal de Manaus”, a proposta  é que a rede de ensino implemente nas unidades, a partir do 2º semestre deste ano.

Na ocasião do evento de lançamento, o secretário de Educação, Pauderney Avelino, falou da importância da participação dos professores na criação do novo currículo, que começou a ser desenvolvido em 2020.

O documento também foi elaborado de forma sistêmica e colaborativa por uma comissão composta por mais de 120 profissionais da educação, iniciado em 2020.

O novo “Currículo Escolar Municipal” está fundamentado na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no Plano Nacional de Educação (PNE), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Referencial Curricular Amazonense (RCA) e na Proposta Curricular vigente, valorizando e respeitando o multiculturalismo e a diversidade existente em Manaus.

Nova estrutura terá a educação integral e metodologias ativas.

 O que muda

O novo “Currículo Escolar Municipal de Manaus” que entra em processo pratico no segundo semestre de 2021, iniciou os trabalhos de reformulação do currículo em janeiro de 2020.

Os profissionais discutiram várias temáticas que abordaram a educação infantil como:

  • A criança é o verdadeiro currículo;
  • Ensino por habilidades e competências;
  • Educação integral;
  • Metodologias ativas;
  • Engajamento familiar no processo de desenvolvimento humano;
  • Competências tecnológicas.

A partir dessas temáticas, foram estabelecidos três pilares para o currículo e para a educação no município de Manaus:

  • A educação integral – que contribui para a equidade, o respeito à diversidade e a inclusão como eixos fundamentais na formação integral do sujeito;
  • Aprendizagens e desenvolvimento – garantindo o direito de todos os estudantes, sem distinção, ao desenvolvimento das habilidades e domínio de competências adequadas às transformações sociais;
  • Processos de ensino – abordando o desenvolvimento profissional com base na concepção de educação integral, democrática, inovadora e transformadora.