Jovens deputados tomam posse e elegem Mesa Diretora da 12ª Legislatura

Os 24 jovens deputados eleitos para o Parlamento Jovem 2019 tomaram posse no início da tarde desta quinta-feira (9), durante Sessão Preparatória na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A cerimônia lotou as dependências do Plenário Ruy Araújo e contou com a presença de deputados estaduais, servidores da Casa e familiares e amigos dos parlamentares mirins. Em uma segunda Sessão Preparatória, ainda nesta quinta-feira, a deputada jovem Sthefany Cabral de Castro foi eleita presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem.

Sob a condução do presidente interino da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, o jovem deputado João Victor Marques Rodrigues, os integrantes da 12ª Legislatura prestaram juramento e, em seguida, foram chamados, nominalmente, para assinar o livro de posse. Os trabalhos foram secretariados pela primeira e pela segunda secretaria provisória, respectivamente, as jovens deputadas Lígia Rodrigues Teixeira e Lídia Isabelle de Oliveira Souza.

Jovem deputado na 9ª Legislatura, o acadêmico de Direito Gabriel Oliveira de Melo, usou a tribuna para falar de sua experiência no Parlamento Jovem e dar as boas vindas aos deputados empossados. “Esse projeto é um divisor de águas na vida de muitos jovens. Ele pode abrir a visão do jovem, dando uma consciência crítica maior, fazendo com que ele tenha conhecimento das entranhas do Poder Legislativo e, dessa forma, busque se engajar, agindo em sua comunidade, sentindo-se útil à sociedade”, afirmou o secretário-geral da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2016.

 

Eleição

 

Após dar posse aos deputados, o presidente João Victor encerrou os trabalhos, e, na sequência, convocou os colegas para a segunda Sessão Preparatória, a fim de eleger os membros da Mesa Diretora, numa disputa em que concorreram duas chapas: a Chapa 1, liderada pelo deputado jovem Quemuel Faustino Pontes, e a Chapa 2, encabeçada pela deputada Sthefany Cabral de Castro. Antes da votação, os dois candidatos discursaram para expor suas plataformas para administrar o Parlamento.

Com 14 votos contra 10 do seu oponente, Sthefany Cabral foi eleita presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2019. Depois de anunciar o resultado do pleito, o presidente provisório deu posse à nova presidente. E esta, por sua vez, deu posse ao vice-presidente, deputado Adriano Luiz Cruz de Araújo; a 1ª secretária, deputada Karen Raquel Pereira de Souza; e ao 2º secretário, Ezequias Carvalho da Silva.

Radiante com a conquista, Sthefany expressou seu sentimento de alegria e gratidão aos colegas que a escolheram. “Eu estou muito feliz e muito agradecida a Deus e a todos os meus companheiros, deputados jovens, que votaram em mim e acreditaram que eu sou capaz de assumir essa presidência”, declarou Sthefany. Ela disse que agora tem a missão de bem representar a todos os colegas de Parlamento, que lhe confiaram a responsabilidade de conduzir a Mesa Diretora.

A gerente de Educação Cidadã da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, Cassandra Serejo dos Anjos, informou que, com a posse dos jovens deputados e a eleição da Mesa, eles agora iniciam a fase da atividade parlamentar propriamente dita, cuja duração é de duas semanas. “Vão elaborar Projetos de Lei, analisar nas comissões e votar em plenário”, revelou Cassandra.

 

Josué Neto

 

O presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD), parabenizou os jovens deputados, destacando a importância do Programa Parlamento Jovem como um momento único nas suas vidas. “Esta experiência será muito importante e tenho certeza que os familiares de vocês, aqui presentes, terão boas informações desse Programa”, disse o parlamentar. Ele fez uma menção especial ao deputado Belarmino Lins (PP), lembrando que foi durante sua presidência que o Programa Parlamento Jovem foi criado. “Vossa Excelência teve a visão de poder trazer a juventude para essa Casa”, observou Josué.

 

O que é

 

O Programa Parlamento Jovem (PPJ) é uma iniciativa da Aleam, cujo objetivo é possibilitar que alunos vivenciem a rotina de um deputado estadual e do processo democrático. Os estudantes participam de uma jornada parlamentar na Casa, onde são diplomados e exercem um mandato de duas semanas. Cada um dos 24 jovens deputados eleitos é apadrinhado por um deputado estadual. Um deles representará o Amazonas no Parlamento Jovem Brasileiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

 

DEPUTADOS DO PARLAMENTO JOVEM 2019 POR ESCOLA

 

Acram Muny Nunes Haddad (Escola Estadual Ernesto Penafort)

Adriano Luiz Cruz de Araújo (Escola Estadual Ondina de Paula Ribeiro)

Aminaele Lima da Silva (Escola Estadual Ruy Alencar)

André Luiz Girão Ferreira (Escola Estadual Cecília Ferreira da Silva)

Carlos Victor da Silva Marialva (Escola Estadual Nossa Senhora de Aparecida)

Elsson Daniel Sampaio Machado (Escola Estadual Josué Cláudio de Souza)

Endell Gomes Gama (Escola Estadual Frei Mário Monacelli)

Ezequias Carvalho da Silva (Escola Estadual Solon de Lucena)

Fabrício Tomaz do Nascimento (Escola Estadual Vicente Telles de Souza)

Fernando Almeida dos Santos (Escola Estadual Belarmino Alves Marreiro)

Giselly Pereira Barbosa (Escola Estadual Benedito Almeida)

Guilherme Pinheiro Guedes (Centro de Educação SESC – José Roberto Tadros)

Jheyne Laressa dos Santos Silva (Escola Estadual Cleomenes do Carmo Chaves)

João Victor Marques Rodrigues (Escola Estadual Professora Ruth Prestes Gonçalves)

José Emmanuel Cabral Oliveira (Escola Estadual Professora Sebastiana Braga)

Karen Raquel Pereira de Souza (Colégio Brasileiro Pedro Silvestre)

Leonardo Lins Oliveira Nunes (Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós)

Lídia Isabelle de Oliveira Souza (Escola Estadual Benedito Almeida)

Lígia Rodrigues Teixeira (Escola Estadual Professora Sebastiana Braga)

Lucas Roberto de Lima Cardoso (Escola Estadual Jacimar da Silva Gama)

Quemuel Faustino Pontes (Escola Estadual Professora Sebastiana Braga)

Rafaela Cristina Pereira Santos (Escola Estadual Jairo da Silva Rocha)

Sthefany Cabral de Castro (Escola Estadual Adelaide Tavares)

Thamires Diovana de Sales Pereira (Escola Estadual Gilberto Mestrinho)