Irresponsabilidades podem elevar os índices de Covid em Manaus

Irresponsabilidade podem elevar os índices de Covid em Manaus.

Neste fim de semana, vários bares e flutuantes foram fechados e multados por causa do número excessivos de pessoas.

 

As Irresponsabilidades podem elevar os índices de Covid em Manaus. Esse  é um fator que todos sabem, mas nem todo mundo presta atenção.

Neste fim de semana vários bares e flutuantes foram fechados e multados por causa de aglomeração o que fez o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciar, nesta segunda-feira (12), o fechamento de bares e restaurantes localizados na Praça do Caranguejo, no conjunto.

Na noite do último sábado (10), os estabelecimentos foram flagrados pela Central Integrada de Fiscalização (CIF), descumprindo o decreto governamental com medidas para contenção da Covid-19, como o distanciamento social.

O governador Wilson Lima teve que tomar uma atitude, no mínimo sensata, de fechar esses bares como exemplo aos outros estabelecimentos que queiram descumprir o decreto e, por outro lado, não penalizando os proprietários do mesmo segmento que estão cumprindo as regras de distanciamento social.

 

 

Todos os bares localizados na praça do caranguejo, no conjunto eldorado foram fechados por 15 dias até que apresentarem um plano de distanciamento social respeitando todos os protocolos sanitários.

Wilson Lima disse em coletiva que a reabertura do setor, realizada em consonância com monitoramento da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), foi decorrência da queda na média móvel de casos e óbitos por Covid-19 em todo o estado.

Segundo o governador, todas as ações de retomada, faz parte do planejamento para recuperação econômica do Amazonas, mas precisa ser cumprida  de forma consciente para combater a proliferação do coronavírus.

Wilson Lima ressaltou que, apesar das medidas de flexibilização serem ousadas, elas estão dentro de uma linha de controle, porém alguns empresários, continuam aglomerando, desrespeitando o decreto, desrespeitando os protocolos sanitários”.

Fiscalização

Que a Irresponsabilidade podem elevar os índices de Covid em Manaus, todos sabemos, mas parece que o lucro falou mais alto para alguns empresários e o bom senso por parte da população que frequenta esses locais.

Entre a sexta-feira (09) e o sábado (10) foram fechados 15 estabelecimentos, entre bares e festas clandestinas.

Os agentes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) identificaram os descumprimento do decreto governamental com medidas para contenção da Covid-19 e fecharam seis bares na Praça do Eldorado, onde havia muita aglomeração.

 

23 motoristas não passaram pelo teste do bafômetro.

 

O Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), prestou apoio à ação e realizou uma blitz da Lei Seca no local. A fiscalização flagrou 23 motoristas dirigindo alcoolizados na área.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) realizaram as autuações.

A ação foi coordenada pela SSP-AM, a CIF conta com apoio das polícias Civil e Militar, CBMAM, agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Visa Manaus, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM).

Em casos assim a população pode denunciar estabelecimentos comerciais ou festas clandestinas, que descumpram o decreto governamental ligando para o 190 ou 181, o disque-denúncia da SSP-AM.