Grupo de dança indígena faz espetáculo on-line neste sábado

Grupo de dança indígena faz espetáculo on-line neste sábado

Em mais uma apresentação, o grupo de dança indígena “Beija Flor Tuyca e Tikuna”, do Rio Preto da Eva, abre a programação do projeto “Corpos Amazônicos em Cena” a partir das 19h.

Grupo de Dança e Música Sahu-Hyn

 

Grupo de dança indígena faz espetáculo on-line neste sábado

Participam também dessa rodada de apresentações os grupos “Sahu – hyn Motim”, do povo Sateré-Mawé – Aldeia Sahu-Apé (Iranduba) e Grupo de dança Mowatcha – Parque das Tribos (Manaus).

Nesta etapa do projeto “Corpos Amazônicos em Cena” dá visibilidade aos trabalhos corporais de dança e música dos povos tradicionais, os colocando no protagonismo da cena e valorizando a cultura e a arte indígena.

Para Sérgio Campos Sampaio, que faz parte do grupo “Beija Flor Tuyca e Tikuna”, além de ajudar a divulgar a cultura dos povos indígenas, o projeto leva, também, alegria para a aldeia.

Segundo Sergio, o ‘Corpos Amazônicos’ fortaleceu a cultura e ajudou a levantar a autoestima durante a pandemia.

Ele ressaltou que a comunidade estava sem realizar rituais e quando foram convidados para o projeto, estreitaram a parceria com a comunidade, revitalizaram a dança, os passos, a língua, a música e o som. “Estar neste evento nos traz união e paz”, disse Sampaio, que é da etnia do povo Tukano.

Neste sábado (24), será encenado o espetáculo  “Apoena – aquele que Vê longe”, de Francis Baiardi, na sequência das apresentações dos grupos indígenas. A transmissão acontece pelo YouTube.

O objetivo de “Corpos Amazônicos em Cena” é trazer para o protagonismo das discussões representantes indígenas de diferentes etnias e segmentos culturais.

A gestora do projeto que encerra na próxima semana após um mês de atividade, Francis Bajardi, afirma que a programação foi preparada para dar visibilidade à cultura indígena.

“Corpos Amazônicos em Cena” foi contemplado pelo edital Programa Cultura Criativa 2020 – Lei Aldir Blanc, lançado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC). “Corpos Amazônicos em Cena” iniciou no dia 25/3 e já realizou mesas redondas, palestras, oficinas e agora inicia a série de apresentações.