Força-tarefa pode acabar com lixões no interior do Amazonas

Força-tarefa pode acabar com lixões no interior do Amazonas

A Lei nº 14.026/2020 do Marco Regulatório do Saneamento Básico estabelece mais um prazo para que os municípios de todo o país façam os seus aterros sanitários. Esse novo prazo vence agora em agosto desse ano.

 

Para cumprir a Lei, o deputado Tony Medeiros (PSD), propôs, nesta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa do Amazonas, uma força-tarefa do Poder Público para auxiliar as Prefeituras na construção e gestão de aterros sanitários e assim resolver, de uma vez por todas, a destinação dos resíduos sólidos nessas cidades.

Decorrente do prazo ser curto para a elaboração de um plano de gestão que cumpram a nova política de resíduos sólidos, segundo o parlamentar, “Os municípios sozinhos não poderão resolver esse problema. Por isso estou propondo que sejam utilizados recursos do FTI”.

 

 

Para Tony Medeiros, a pandemia piorou ainda mais o orçamento das cidades e citou como exemplos as cidades de Parintins, Tefé (523 km) e Tabatinga (1.108 km) que já tiveram os aeroportos fechados por causa de problemas com urubus que sobrevoam os lixões.

Finalizando, o deputado ressaltou que dar destinação correta para os resíduos sólidos é se livrar de grave problema de saúde pública.