Fiocruz Amazônia apresenta resultados parciais dos programas de pós-graduação apoiados pela CAPES

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) marcou presença no 2º Seminário de Acompanhamento do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal (PDPG Amazônia Legal) e no Seminário de Encerramento do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad Amazônia), ambos promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, nos dias 13 e 15 /09, na cidade de São Luiz (MA).

Os dois eventos aconteceram simultaneamente, permitindo que instituições de ensino e pesquisa da região amazônica contempladas pudessem apresentar resultados parciais e avanços obtidos pelos programas a partir do apoio da CAPES.

Pelo PDPG, o ILMD/Fiocruz Amazônia possui dois projetos contemplados, um em doenças infecciosas, pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (PPGBIO-INTERAÇÃO) e outro em Saúde Coletiva, reunindo os três programas de pós-graduação no Amazonas, credenciados na área de saúde coletiva: o Programa de Pós-graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA). Doutorado em Saúde Pública na Amazônia (DASPAM) e o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Representando o ILMD/Fiocruz Amazônia nos eventos, estavam a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação, Rosana Parente, e os pesquisadores em Saúde Pública Priscila Aquino, Fernando Herkrath e Júlio César Schweickardt.

“Tivemos a oportunidade de apresentar a consolidação da Pós-Graduação na Amazônia Ocidental no âmbito da pesquisa em doenças infecciosas com ênfase no estudo da biologia de patógenos, hospedeiros, vetores e suas interações, trazendo o que nos auxiliou no crescimento do programa e apresentando possíveis melhorias a serem realizadas”, afirmou Priscila Aquino. Segundo ela, o programa concedeu bolsas de pós-doutorado, duas bolsas de mestrado e duas de doutorado. “É um importante auxílio da CAPES que veio para fortalecer os dois programas, nos ajudando com mobilidade, produção de artigos, entre outros benefícios”, complementou.

Segundo Fernando Herkrath, que apresentou as ações desenvolvidas no subprojeto Saúde Coletiva do PDPG Amazônia Legal, “o seminário representou também uma oportunidade de compartilhar entre os participantes experiências exitosas para a superação dos diversos desafios impostos para o desenvolvimento da pós-graduação na região”.

Júlio César Schweickardt, afirmou que, no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia, foram apresentados os relatórios do projeto, que tem como objetivo promover o fortalecimento do PPGVIDA e foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP). “Apresentamos junto com instituições de toda a Amazônia Legal as melhorias das publicações, projetos de inserção social, parcerias nacionais e internacionais, num momento importante para a consolidação interinstitucional de programas de pós-graduação para a Amazônia Brasileira”, salientou Schweickardt.

Rosana Parente destacou que as ações da CAPES têm sido de importante relevância para a consolidação dos cursos stricto sensu do ILMD/Fiocruz Amazônia. “Tratando-se de cursos novos, a consolidação ocorre de forma mais célere a partir de parcerias com instituições que possuem cursos, com nota entre 6 e 7”, afirmou.

Fonte e Foto: Fiocruz Amazônia