FCecon disponibiliza resultados de exames laboratoriais pela internet

Usuário poderá acessar resultados pelo site da FCecon ou por QR-Code

Os resultados de exames laboratoriais realizados na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), são disponibilizados na internet a partir desta semana. A medida visa facilitar o acesso dos pacientes aos resultados.

O usuário deve acessar o site da FCecon (www.fcecon.am.gov.br) e clicar no banner “resultado de exames laboratoriais”, localizado no lado direito da página.

Cada paciente terá um único número localizador, que estará disponível no comprovante de realização do exame laboratorial. Este comprovante é entregue ao usuário sempre que ele realiza o exame laboratorial na unidade hospitalar.

O paciente também poderá acessar o resultado através do QR-Code impresso no comprovante de realização do exame. Basta focar com a câmera do celular, que o usuário é direcionado para o resultado pela internet.

A FCecon está investindo em tecnologia para oferecer mais acessibilidade e facilidade aos pacientes oncológicos, segundo o diretor-presidente da fundação em exercício, Marco Antônio Rocha.

“A disponibilização dos resultados de exames pela internet é uma ação que fornece aos nossos pacientes uma maior facilidade no acesso. A instituição está investindo em tecnologia para aprimorar a assistência prestada no Estado”, disse o gestor.

Acesso

O objetivo é facilitar o acesso do usuário, evitando, por exemplo, que ele se desloque até a FCecon para buscar um resultado de exame, assim como garantir o acesso mais célere aos usuários, explica o gerente do Laboratório de Análises Clínicas, Vanderlei Alves.

“O processo de liberação dos resultados online vem trazer ao nosso paciente, médicos e corpo clínico em geral mais comodidade, praticidade e agilidade nos nossos serviços, proporcionando diminuição no tempo de deslocamento ao laboratório, desperdício de material e evitando filas e transtornos”, destacou Alves.

O laboratório

De janeiro a agosto de 2023, o Laboratório de Análises Clínicas da FCecon realizou em torno de 519 mil exames, que auxiliam os médicos na avaliação do quadro clínico dos pacientes e na determinação das condutas do tratamento. São realizados pelo laboratório mais de 130 tipos de exames, como os de rotina, urina e de determinação de marcadores tumorais.

Neste mês de setembro, o setor também passou a contar com um moderno equipamento para a realização de exames bioquímicos, como glicose, colesterol e ureia, além de alguns testes imunológicos.

O novo equipamento dispõe de tela sensível ao toque, que permite a interação do profissional diretamente na tela. A estrutura mecânica possibilita uma maior velocidade na análise dos materiais e o aparelho permite calibração e controle mais eficientes.

FOTO: Ludmila Dias/FCecon